A HISTÓRIA, A MEMÓRIA E AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES: UMA RELAÇÃO NECESSÃRIA
Contenido principal del artículo
Resumen
O texto discute a relação entre a história, a memória e a instituição escolar a partir das reflexões que o processo de buscar fontes, analisá-las e interpretá-las segundo o referencial teórico, ensinaram sobre o modo como se constituiu a instituição da escola elementar na província do Paraná (1854-1889). Tais reflexões resultam do trato com documentos oficiais: relatórios e ofícios da instrução pública (Presidentes da Província, Inspetores Gerais da Instrução Pública e professores que atuavam nas escolas) preservados pelo Arquivo Público do Paraná. Para o aprofundamento da análise utilizou-se Le Goff, Saviani, Magalhães, Farge, Bloch, Thompson e Ciavatta. As reflexões procedem da posição que os professores demonstram originada pela atuação nas escolas. Conclui-se que, embora os dados apresentados pelos dirigentes no final do período provincial apontassem para o fracasso da educação escolar, em verdade o trabalho dos professores já contribuíam para o processo da instituição da escola elementar na Província.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Detalles del artículo
Cómo citar
Miguel, M. E. B. (2012). A HISTÓRIA, A MEMÓRIA E AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES: UMA RELAÇÃO NECESSÃRIA. Cadernos De História Da Educação, 11(1). Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/17540
Número
Sección
Artículos
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).