POR UMA HISTÓRIA CULTURAL DA EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES DE ABORDAGENS
Contenido principal del artículo
Resumen
Neste artigo é realizada uma discussão acerca das possibilidades de utilização dos marcos teóricos propostos pela História Cultural para se pesquisar a História da Educação. Parte do pressuposto de que o aporte teórico-metodológico da História Cultural contribui para a ampliação dos objetos de pesquisa, possibilita novas abordagens e o uso de novas fontes, oferecendo aos/às pesquisadores/as da História da Educação um instrumental capaz de estabelecer olhares múltiplos sobre os diversos aspectos das práticas educativas, revelando dimensões pouco exploradas, explicitando sua dinâmica e sua complexidade. São analisados alguns conceitos formulados por Norbert Elias, Michel Foucault e Roger Chartier, suas contribuições para a formatação teórica da História Cultural e suas aplicações em trabalhos desenvolvidos no campo da História da Educação.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Detalles del artículo
Cómo citar
Cardoso, M. E. (2012). POR UMA HISTÓRIA CULTURAL DA EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES DE ABORDAGENS. Cadernos De História Da Educação, 10(2). Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/14627
Número
Sección
Artículos
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).