O EXERCÃCIO DA PROFISSÃO DOCENTE: UMA LUTA ENTRE O CENTRO E A PERIFERIA (FINAIS DA MONARQUIA E I REPÚBLICA)
Contenido principal del artículo
Resumen
Com o presente artigo pretendemos analisar o impacto que o dilema centralização-descentralização teve no ideário educativo republicano e igualmente no posicionamento dos docentes face ao exercício da actividade "profissional" desde a reforma de Rodrigues Sampaio de 1878 até finais da I República. O objectivo deste estudo é, pois, compreender não só o que era exigido aos professores, mas também verificar o que eles exigiam para si próprios. Trata-se de saber que tipo de intervenção era imposto aos professores e às câmaras e ver como se articulava o poder político com o poder e saberes dos docentes. As fontes analisadas situam-se em três níveis distintos mas complementares: debates parlamentares, enquadramento legislativo e imprensa periódica.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Detalles del artículo
Cómo citar
Brás, J. V., & Gonçalves, M. N. (2012). O EXERCÃCIO DA PROFISSÃO DOCENTE: UMA LUTA ENTRE O CENTRO E A PERIFERIA (FINAIS DA MONARQUIA E I REPÚBLICA). Cadernos De História Da Educação, 10(2). Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/14626
Número
Sección
Artículos
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).