RELICÁRIOS OU CADERNOS DE RECORDAÇÃO: SUPORTES DE MEMÓRIA, TESTEMUNHOS DE AMIZADE

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Antonia Simone Coelho Gomes

Resumen

Esse artigo analisa três relicários também chamados de cadernos de recordação, material que reúne mensagens de colegas de classe, remetidas à dona do caderno, geralmente ao final do curso primário. A intenção foi compreender as especificidades dessa prática de escrita que circulava durante os anos setenta e oitenta do século XX, entre os alunos da Escola Estadual Melo Viana- Carangola-MG e se apresenta como um produto escolar da época. Neste estudo, os relicários são tomados tanto como suporte de escrita, o que conduz à análise da materialidade do artefato, quanto como suporte de memória, o que permite se perceba os sentidos atribuídos às relações estabelecidas no tempo da escola. Neste material estão presentes manifestações em torno da amizade, do companheirismo e das saudades. Os versos, poesias e poemas se afirmam como produções que marcam a escola como espaço de produção de subjetividade. Assim, a prática de produção dos relicários surge como uma estratégia de difusão de valores e comportamentos, e a escrita passa a ser um instrumento de veiculação de princípios de formação de identidade. Foi encontrado também um tipo de escrita mais livre e irreverente que aparece como resposta às normas de organização que regem a escola. Essa análise possibilitou considerar a vida escolar e as posições assumidas pelos alunos ao longo do processo de escolarização.

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Cómo citar
Gomes, A. S. C. (2011). RELICÁRIOS OU CADERNOS DE RECORDAÇÃO: SUPORTES DE MEMÓRIA, TESTEMUNHOS DE AMIZADE. Cadernos De História Da Educação, 10(1). Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/13145
Sección
Artículos
Biografía del autor/a

Antonia Simone Coelho Gomes

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