REPÚBLICA - EDUCAÇÃO - CIDADANIA: TENSÕES E CONFLITOS

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Carlos Roberto Jamil Cury

Abstract

Esse texto pretende, em base a dois documentos gerados no alvorecer da República no Brasil, evidenciar as expectativas com relação ao novo regime e, dentro dele, as funções atribuídas à educação escolar. A mensagem do Mal. Deodoro à primeira Constituinte Republicana exprime as intenções de um novo elo organizacional do país com o Ministério da Instrução Pública, Correios e Telégrafos. Tratase de uma mensagem do Estado para a Sociedade, via Parlamento. O documento do movimento positivista mais voltado para um novo elo social do país, por meio de uma intervenção mais larga do Estado na sociedade, defende uma instrução primária oficial, laica, gratuita e livre. Esses dois documentos trazem consigo as tensões e os conflitos que caracterizam a busca de uma educação universalizada e de qualidade no país.

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How to Cite
Cury, C. R. J. (2010). REPÚBLICA - EDUCAÇÃO - CIDADANIA: TENSÕES E CONFLITOS. Cadernos De História Da Educação, 9(1). Retrieved from https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/7450
Section
Papers
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Carlos Roberto Jamil Cury

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