History of Education in Rio Grande do Sul: Vale dos Sinos and Serra Gaúcha highlighted
Main Article Content
Abstract
“Sem memórias não existimos, sem responsabilidade talvez não mereçamos existir” (SARAMAGO, 1995, p.63). A citação é oriunda dos Cadernos de Lanzarote, livro do laureado escritor José Saramago que é inspirado em seus diários. Assim se vincula ao universo da seleta obra aqui apresentada, pois quem se propõe a pesquisar em História da Educação tem uma honrosa e desafiadora missão ao recompor traços do passado, a partir de diversos elementos que são desvelados pelos estudiosos, em particular neste caso, no âmbito do estado do Rio Grande do Sul. O organizador do exemplar é o professor José Edimar de Souza, Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), com estágio pós-doutoral na mesma instituição. É docente no Programa de Pós-Graduação em Educação e também no Programa de Pós-Graduação em História, ambos na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Atualmente é vice-líder do Grupo de Pesquisa História da Educação, Imigração e Memória (GRUPHEIM) e participa de importantes instituições como membro: Associação Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-Brasileiras (ANPHCTB), Grupo de Trabalho de História da Educação da Associação Nacional de História (ANPUH-RS), Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), e Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE).
Downloads
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
References
SARAMAGO, José. Cadernos de Lanzarote – Diário II. Lisboa: Caminho, 1995.
SOUZA, José Edimar de (org.). Grupos escolares no Rio Grande do Sul: escolarização primária em perspectiva regional no século XX. São Leopoldo: Oikos, 2021.