Coeducational school in the early years of Republic: from Isolated Schools to School Groups (Pará/Brasil, 1890-1901)
Main Article Content
Abstract
The coeducational school in the early years of Pará republic is the object of this article. It intends to present the historical course followed by this school which congregated boys and girls in the same school space, highlighting the initially faltering steps in isolated primary schools until their consolidation as school groups that marked the modernizing proposal of the national education project. This research used the indiciary method, which seeks for signs of colliding movements in assemblage of coeducational school that are present in government documents - such as Decrees, Ordinances - and in the magazine A Escola. One of the arguments in the study is the relationship between the effective participation of women in education and the possibility of creating such schools.
Downloads
Article Details
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
References
FARIA FILHO, L. M., & VIDAL, D. G. (2000). Os tempos e os espaços escolares no processo de institucionalização da escola primária no Brasil. Revista Brasileira de Educação, 14, 19-34. http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/n14a03.pdf.
FRAISSE, G., & PERROT, M. (1994). Introdução: ordens e liberdades. In: DUBY, G., & PERROT, M. (Orgs.). História das mulheres. Tradução de Cláudia Gonçalves e Egito Gonçalves. Vol. 4: O século XIX. (pp. 9-15). Porto: Afrontamento.
JULIA, D. (2001, junho) A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, 1(1), 9-43. Acessado em: http://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/ view/273/281.
LOPES, J. J. M. (2006). Espaços e tempos escolares: algumas reflexões. [S.l: s.n.].
MAYEUR, F. (1994). A educação das raparigas: o modelo laico. In: DUBY, G., & PERROT, M. (Orgs.). História das mulheres. Tradução de Cláudia Gonçalves e Egito Gonçalves. v. 4: O século XIX. (pp. 277-295) Porto: Afrontamento.
MOREIRA, A. Z. M. (2005). Um espaço pioneiro de modernidade educacional: Grupo Escolar “Augusto Severo” – Natal-RN - 1908-13. (Dissertação de Mestrado) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.
PARÁ. (1981). Constituição do Estado do Pará, de 22 de junho de 1891. Atos e Decisões do Governo de 1891. Belém: Imprensa Oficial.
PARÁ. (1890). Decreto n° 149, de 7 de maio de 1890. Atos e Decisões do Governo de 1890. Belém: Imprensa Oficial.
PARÁ. (1899a). Decreto n° 625, de 2 de janeiro de 1899. Reorganiza o ensino primário do Estado. Atos e Decisões do Governo de 1889. Belém: Imprensa Oficial.
PARÁ. (1889b). Decreto n° 722, de 10 de junho de 1889. Cria na cidade de Alenquer, um grupo escolar. Atos e decisões do Governo de 1889. Belém: Imprensa Oficial.
PARÁ. (1901a). Decreto n° 941, de 23 de janeiro de 1901. Atos e Decisões do Governo de 1901. Belém: Imprensa Oficial.
PARÁ. (1901b). Decreto n° 966, de 23 de fevereiro de 1901. Atos e Decisões do Governo de 1901. Belém: Imprensa Oficial.
PARÁ (1901c). Decreto nº 1009, de 4 de maio de 1901. Cria na cidade de Maracanã, um grupo escolar. Atos e decisões do Governo de 1901. Belém: Imprensa Oficial.
PARÁ (1901d). Decreto nº 1057, de 31 de julho de 1901. Cria na cidade de Vigia, um grupo escolar. Atos e decisões do Governo de 1901. Belém: Imprensa Oficial.
PARÁ (1901e). Decreto nº 1067, de 12 de agosto de 1901. Cria na cidade de Belém, um grupo escolar. Atos e decisões do Governo de 1901. Belém: Imprensa Oficial.
PINHEIRO, A. C. F. (2002). Da era das cadeiras isoladas à era dos grupos escolares na Paraíba. São Paulo: Universidade São Francisco; Autores Associados. (Educação contemporânea).
REVISTA A ESCOLA (1900a, maio), 1(1).
REVISTA A ESCOLA (1900b, junho), 1(2).
REVISTA A ESCOLA (1900c, agosto), 1(5).
REVISTA A ESCOLA (1901a), 4(19), 20.
REVISTA A ESCOLA (1901b), 4(20), 207.
SARGES, M. N. S. (2010). Belém: riquezas produzindo a Belle Époque (1870-1912). (3a ed.). Belém: Paka-Tatu.
SOUZA, R. F. (1998a). Espaço de educação e da civilização: origem dos grupos escolares no Brasil. In: SOUZA, R. F., VALDEMARIN, V. T., & ALMEIDA, J. S. (Orgs.). O legado educacional do século XIX. Araraquara: UNESP.
SOUZA, R. F. (1998b). Templos de civilização: a implantação da escola primária graduada no Estado de São Paulo (1890-1910). São Paulo: UNESP. (Coleção Prismas).
THOMAZ NETO, M. O., & BRAGA, O. F. (2002). O ensino de matemática na escola normal do Pará entre o final do século XIX e início do século XX. In: Anais do 2o Encontro de Pesquisa da UFPI. Teresina. Acessado em: http://leg.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivo s/files/eventos/evento2002/GT.13/GT13_12_2002.pdf.
Veiga, C. G. (2007). História da educação. São Paulo: Ática. (Ática Universidade).
Veríssimo, J. (1906). A educação nacional. (2a ed.). Rio de Janeiro: F. Alves.
VERÍSSIMO, J. (1891). A instrução pública no estado do Pará em 1890. Belém: Tipografia de Tavares Cardoso. VIDAL, D. G., & FARIA FILHO, L. M. (2005). As lentes da história: estudos de história e historiografia da educação no Brasil. São Paulo: Autores Associados. (Memória da Educação).