Educação formativa de uma líder política cearense: Maria Luiza Fontenele (1950-1965)
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Abstract
O trabalho objetiva compreender o processo formativo na educação familiar, primária, secundária e universitária, bem como a inserção política (1950-1965) de Maria Luiza Fontenele, professora, educadora, política - a primeira mulher prefeita de uma capital brasileira - a cidade de Fortaleza-Ceará. Visando a esse alcance, utiliza-se a metodologia da História Oral no gênero biográfico (MEIHY; HOLANDA, 2007) para a coleta das entrevistas livres e a análise das narrativas. Constata-se que o curso formativo de Maria Luiza Fontenele começa com a alfabetização, em casa, com professora leiga, prosseguindo com a educação primária e secundária, respectivamente, no Colégio Sagrado Coração de Jesus e Colégio Nossa Senhora de Lurdes, com ideário mariano. A educação secundária, no Liceu do Ceará, ocorreu em concomitância com a formação política iniciada no Grêmio Estudantil e na Juventude Estudantil Católica. A educação superior na Universidade Federal do Ceará, no curso de Serviço Social, favoreceu-lhe o engajamento no Movimento Estudantil e a atuação sociopolítica, em especial na comunidade do Pirambu.
Palavras-chave: Formação escolar. Formação política. Educação de Mulheres.
Abstract
This paper aims to understand Maria Luiza Fontenele's educational process firstly within her family, later in primary and secondary institutions, and lastly at university, along with her political insertion (1950-1965). Maria Luiza Fontenele is a teacher, an educator and a politician: the first female mayor of a state capital in Brazil, specifically Fortaleza, in Ceará. Thus, the methodology is based on the biographical genre of Oral History (MEIHY; HOLANDA, 2007) for the collection of open interviews and the analysis of narratives. We conclude that Maria Luiza Fontenele's education began with literacy at home with a lay teacher, and continued with primary and secondary education, respectively, at "Colégio Sagrado Coração de Jesus" and "Colégio Nossa Senhora de Lurdes", with Marian ideals. Secondary education, at "Liceu do Ceará", took place in concomitance with her political education initiated at the Student Guildand the Young Catholic Students. Her higher education studies in Social Work, at the "Universidade Federal do Ceará", enabled her engagement in the Student Movement and her social and political activities, especially in Pirambu.
Keywords: School education. Political education. Women education.
Resumen
El trabajo tiene como objetivo comprender el proceso formativo en la educación familiar, primaria, secundaria y universitaria, así como la inserción política (1950-1965) de Maria Luiza Fontenele, profesora, educadora y política -la primera alcaldesa de una capital brasileña, Fortaleza, en la provincia de Ceará. En este sentido, se utiliza la metodología de la Historia Oral en el género biográfico (MEIHY, HOLANDA, 2007) para la recolección de las entrevistas libres y el análisis de las narrativas. Se constata que el curso formativo de Maria Luiza Fontenele comenzó con la alfabetización, en su casa, con una profesora lega, siguiendo con la educación primaria y secundaria, respectivamente, en los colegios "Sagrado Coração de Jesus" y "Nossa Senhora de Lurdes", con ideario mariano. La educación secundaria, en "Liceu do Ceará", tuvo lugar junto con su formación política, iniciada en el Gremio Estudiantil y en la Juventud Estudiantil Católica. La educación superior la tuvo en la "Universidade Federal do Ceará", en el curso de Trabajo Social, que le favoreció el compromiso con el Movimiento Estudiantil y con la actuación sociopolítica, principalmente en Pirambu.
Palabras clave: Formación escolar. Formación política. Educación de mujeres.
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