Perspectivas de mobilidade intelectual: a confluência entre Brasil e Argentina no projeto de educação de Luis Reissig (1940-1960)
Main Article Content
Abstract
O trabalho analisa as confluências intelectuais entre o Brasil e a Argentina, por meio da trajetória de Luis Reissig (1897-1972). A investigação concerne às aproximações dos chamados escolanovistas e seu projeto reformista da educação com as ideias de Reissig, intelectual argentino que enfatiza o caráter revolucionário da educação quando pensada a partir da técnica e a necessidade de uma educação popular que considere a relação entre homem e o meio como condição indispensável do desenvolvimento, na chamada "era da tecnologia". A História Intelectual é utilizada como aporte teórico para uma reflexão sobre as mediações estabelecidas e que emanam das fontes históricas, como o Manifesto dos educadores: Mais uma Vez Convocados, de 1959; de algumas obras de Reissig e de correspondências entre o educador argentino e os círculos intelectuais brasileiros, que dão a tônica de uma efervescente mobilidade intelectual em torno de um projeto de desenvolvimento do Brasil e da América Latina.
Perspectives on intellectual mobility: the confluence between Brazil and Argentina in Luis Reissig's education project (1940-1960)
Abstract This study investigates the intellectual confluence between Brazil and Argentina through Luis Reissig's (1897-1972) work and ideas. It concerns the approximation of the so-called escolanovistas (Brazilian New School supporters) and their education reformation project, together with the ideas of Reissig, an Argentinean intellectual, which emphasize the revolutionary character of education when it is thought over from the technique point of view, from the need for popular education that considers the relation between the human being and the environment as a required condition for development in the said "age of technology". Intellectual History is used as a theoretical reference in the reflection on the mediation established and arising from historical sources, such as the Manifesto dos educadores: Mais uma Vez Convocados, 1959 (Educators' manifesto: Called up Again) and some work by Reissig and his correspondence with Brazilian intellectual circles, which reveals the intellectual mobility effervescence around a Brazilian and a Latin American development project. Keywords: Luis Reissig, New School Supporters, Technical Education.
Perspectivas de movilidad intelectual: la confluencia de Brasil y Argentina en el proyecto de educación de Luis Reissig (1940-1960)
Resumen En esta ponencia se analiza las confluencias intelectuales entre Brasil y Argentina, por intermedio de la trayectoria de Luis Reissig (1897-1972). La investigación se refiere a los acercamientos de los miembros del movimiento llamado "Escuela Nueva" y su proyecto reformista de la educación a las ideas de Reissig, intelectual argentino que hace hincapié en el carácter revolucionario de la educación cuando pensada desde la técnica y la necesidad de una educación popular que considere la relación entre el hombre y el medio ambiente como una condición esencial del desarrollo, en la "era de la tecnología". Se utiliza la historia intelectual como base teórica para la reflexión al respecto de las mediaciones establecidas y que emanan de las fuentes históricas, como el Manifiesto de los educadores: Una vez más invocados, en 1959; de algunas obras de Reissig y de las correspondencias entre el educador argentino y los círculos intelectuales brasileños, que dan la tónica de una movilidad intelectual efervescente en torno a un proyecto de desarrollo en Brasil y en la América Latina. Palabras-clave: Luis Reissig, Escuela Nueva, Enseñanza Técnica.
Downloads
Article Details
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).