OS "PRINCIPIOS ELEMENTARES DA ARITHMETICA" NAS ESCOLAS DA CORTE IMPERIAL
Main Article Content
Abstract
Nesse artigo apresento uma pesquisa acerca do ensino da aritmética nas escolas da Corte Imperial, na qual busco investigar como se dava esse ensino em um momento de institucionalização da ordem escolar. Para compreender melhor os projetos existentes para este campo do saber, elejo para análise, entre outras fontes, um livro destinado à formação dos professores, o "Guia Pedagógico de calculo mental" traduzido e adaptado no Brasil. Desta forma, almejo também aprender parte das práticas que as autoridades governamentais gostariam de ver imbuídas em seus futuros mestres referentes ao tema. Na breve análise realizada foi possível perceber que a aritmética foi se estabelecendo como um saber escolar fundamental, integrando-se ao corpus de saberes constituintes da formação básica da infância, mas não sem disputas entre os diferentes sujeitos que atuavam no campo educacional e que buscavam se estabelecer no poder.
Downloads
Download data is not yet available.
Article Details
How to Cite
Teixeira, G. B. (2015). OS "PRINCIPIOS ELEMENTARES DA ARITHMETICA" NAS ESCOLAS DA CORTE IMPERIAL. Cadernos De História Da Educação, 13(2). https://doi.org/10.14393/che-v13n2-2014-13
Issue
Section
Papers
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).