UM OLHAR SOBRE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SECUNDÃRIO NO SÉCULO XIX: O LICEU DE COIMBRA E O IMPERIAL COLLEGIO DE PEDRO II
Main Article Content
Abstract
Este estudo pretende aprofundar a análise sobre o ensino secundário no Brasil e em Portugal, em meados do século XIX, na tentativa de descortinar como ele se inseria diante das possibilidades políticas e sociais que então se apresentavam. Na impossibilidade de fazer uma abordagem de todo o sistema, toma como objeto de estudo o Liceu de Coimbra e o Imperial Collegio de Pedro II, duas instituições de referência nacional que emergiram em um contexto político marcado pela mentalidade burguesa. No período estudado, fazia-se sentir a controvérsia sobre a relação da importância do ensino de Humanidades em face do ensino de Ciências e isso foi especialmente considerado. Subsidiados por idéias transnacionais, os planos de estudos, considerados em sua globalidade, revelam grande semelhança. Todavia, o estudo demonstra também que há diferenças que parecem dever-se a circunstâncias políticas e históricas específicas de cada país e de cada instituição.
Downloads
Download data is not yet available.
Article Details
How to Cite
Ferreira, A. G. A., & Vechia, A. (2008). UM OLHAR SOBRE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SECUNDÃRIO NO SÉCULO XIX: O LICEU DE COIMBRA E O IMPERIAL COLLEGIO DE PEDRO II. Cadernos De História Da Educação, 3. Retrieved from https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/291
Issue
Section
Papers
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).