INSTRUMENTOS DO TRABALHO DIDÁTICO NA NOVA ARTE DE ENSINAR DE RATKE: UM PROJETO CONSTITUÍDO PARA A REFORMA DA EDUCAÇÃO E DA SOCIEDADE

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Sandino Hoff

Abstract

O tema deste artigo são as funções sociais atribuídas aos instrumentos didáticos por Wolfgang Ratke (1571-1635) em sua Nova Arte de Ensinar. Elas se solidificam no ensino por meio de manual, livro, livro de leitura, livro de ensino, livro escolar, guia, compêndio e tabela. Este texto analisa o conceito de Didática e os conceitos básicos de Ratke que põem em evidência uma organização do trabalho didático, em que a objetivação do trabalho convive com a subjetividade docente. Conclui afirmando que os manuais didáticos, definidos por Comenius (confeccionado de tal forma que contém tudo o que o professor necessita para sua aula), não estão totalmente presentes nos recursos didáticos ratiquianos. A maior parte dos livros escolares do didático alemão apresenta-se como um guia, útil para fornecer ao professor um fio condutor (.Leifaden.), no intuito de a subjetividade do mestre-do-ensino organizar o trabalho didático.

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How to Cite
Hoff, S. (2013). INSTRUMENTOS DO TRABALHO DIDÁTICO NA NOVA ARTE DE ENSINAR DE RATKE: UM PROJETO CONSTITUÍDO PARA A REFORMA DA EDUCAÇÃO E DA SOCIEDADE. Cadernos De História Da Educação, 12(1). https://doi.org/10.14393/che-v12n1-2013-4
Section
Dossiê: instrumentos do trabalho didático