EDUCAÇÃO, PROGRESSO E OBEDIÊNCIA: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA O SERTÃO DAS MINAS GERAIS EM MEADOS DO SÉCULO XX
Main Article Content
Abstract
Este trabalho consiste num estudo acerca da Escola Normal de Porteirinha, localizada no norte de Minas Gerais. O objetivo principal da pesquisa é analisar a política de formação de professores na referida escola, no período compreendido de 1968 a 1971. Utilizando como técnica de pesquisa, a análise documental, foram levantados documentos originais, como: currículos implementados no período, livro de ponto de professores, biografias, diplomas, regimento interno, resoluções, leis e decretos. A partir do estudo, concluímos que os componentes políticoÂcurriculares da Escola Normal procuraram cumprir um papel fundamental na concretização dos princípios ideológicos da ditadura militar. Estas concepções nortearam a seleção dos conteúdos de ensino e revelaram a configuração de um projeto políticoÂsocial 'civilizador' para o homem e a mulher norteÂmineiros, o que nos permitiu apontar e abordar algumas práticas (des)educativas empregadas na época.
Downloads
Download data is not yet available.
Article Details
How to Cite
Filho, J. P. P., & Silva, W. F. (2009). EDUCAÇÃO, PROGRESSO E OBEDIÊNCIA: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA O SERTÃO DAS MINAS GERAIS EM MEADOS DO SÉCULO XX. Cadernos De História Da Educação, 8(1). Retrieved from https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/2283
Issue
Section
Papers
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).