OS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA BRASILEIRA POR MEIO DA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO

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Angela Cristina dos Santos
Décio Gatti Júnior

Resumo

Essa comunicação refere­se à pesquisa desenvolvida no período de 2006 a 2008. Objetiva demonstrar o processo de disciplinarização da Matemática no Brasil, por meio do exame das mudanças e permanências percebidas no manual didático. A investigação insere­se no campo da História das Disciplinas Escolares que possibilita o estudo histórico da educação, em particular da educação Matemática, por meio de novas fontes que poderiam explicar e justificar as mudanças educacionais, sendo fonte preferencial o livro didático. A pesquisa histórica evidenciou que o desenvolvimento da Matemática Escolar também não ocorreu de forma linear, sua consolidação como disciplina foi fruto de tensões, interesses e apelos que havia em um determinado tempo histórico seja no aspecto social, cultural, religioso, político e/ou pedagógico, dependendo da finalidade do discurso oficial e também das práticas pedagógicas efetivamente realizadas.

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OS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA BRASILEIRA POR MEIO DA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO. (2009). Cadernos De História Da Educação, 8(1). https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/2273