OS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA BRASILEIRA POR MEIO DA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Essa comunicação refereÂse à pesquisa desenvolvida no período de 2006 a 2008. Objetiva demonstrar o processo de disciplinarização da Matemática no Brasil, por meio do exame das mudanças e permanências percebidas no manual didático. A investigação insereÂse no campo da História das Disciplinas Escolares que possibilita o estudo histórico da educação, em particular da educação Matemática, por meio de novas fontes que poderiam explicar e justificar as mudanças educacionais, sendo fonte preferencial o livro didático. A pesquisa histórica evidenciou que o desenvolvimento da Matemática Escolar também não ocorreu de forma linear, sua consolidação como disciplina foi fruto de tensões, interesses e apelos que havia em um determinado tempo histórico seja no aspecto social, cultural, religioso, político e/ou pedagógico, dependendo da finalidade do discurso oficial e também das práticas pedagógicas efetivamente realizadas.
Detalhes do artigo
Edição
Seção
Artigos
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
Como Citar
OS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA BRASILEIRA POR MEIO DA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO. (2009). Cadernos De História Da Educação, 8(1). https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/2273