OS ESPÃRITAS E ANÃLIA FRANCO: PRÁTICAS DE ASSISTÊNCIA E ESCOLARIZAÇÃO DA INFÂNCIA NO INÍCIO DO SÉCULO XX
Main Article Content
Abstract
Pouco se tem pesquisado sobre a atuação dos espíritas nos campos da assistência e educação da infância. A partir de alguns vestígios encontrados na literatura especializada, definimos duas frentes de trabalho mais fecundas: a da história dos abrigos espíritas dedicados à infância e a da personagem Anália Franco, espírita, considerada uma das pioneiras no campo da educação infantil em São Paulo. No entanto, diante da revista "Reformador", órgão de divulgação da Federação Espírita Brasileira, fundado em 1883, decidimos tomar outro rumo. Procuramos, enfim, inventariar as práticas espíritas de assistência e escolarização da infância, visando saber "quando" surgiram, "quais" as primeiras iniciativas e o "porquê" os espíritas passaram a se interessar por essas práticas. Quanto à Anália Franco, preferimos buscar entender como sua "obra" se relacionou com aquela que foi assumida pelos espíritas de modo direto podendo atrair para si o mesmo adjetivo "espírita".
Downloads
Download data is not yet available.
Article Details
How to Cite
Azevedo, A. R. de. (2011). OS ESPÃRITAS E ANÃLIA FRANCO: PRÁTICAS DE ASSISTÊNCIA E ESCOLARIZAÇÃO DA INFÂNCIA NO INÍCIO DO SÉCULO XX. Cadernos De História Da Educação, 9(2). Retrieved from https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/11447
Issue
Section
Papers
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).