Higiene e higienismo na Escola Moderna de Barcelona (1901-1906): entre as transformações dos costumes e a tensão com as tradições

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Pedro Henrique Prado da Silva

Resumo

Este texto se preocupa em investigar os modos como a retórica higienista, proeminente na passagem do séc. XIX para o séc. XX, se adaptou aos propósitos da Escola Moderna de Barcelona (1901-1906), uma experiência escolar anarquista. A partir de conceitos da História Social, sobretudo aquela de tradição inglesa, buscou-se capturar essa voga higienista nas prescrições produzidas pela referida escola e presentes em seu periódico oficial, o Boletín de la Escuela Moderna, entre os anos de 1901 e 1906, bem como na obra La Escuela Moderna de Barcelona (1907), publicada pelo seu fundador Francisco Ferrer y Guardia (1859-1909). Foi possível constatar que, naquela experiência escolar, investiu-se em incutir novos conhecimentos e comportamentos nos estudantes, visto que os “antigos” hábitos deveriam ser superados em favor de uma melhora na saúde física, intelectual e moral deles. Entretanto, esse processo não foi impassível.

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Como Citar
Prado da Silva, P. H. (2024). Higiene e higienismo na Escola Moderna de Barcelona (1901-1906): entre as transformações dos costumes e a tensão com as tradições. Cadernos De História Da Educação, 23(Contínua), e2024–59. https://doi.org/10.14393/che-v23-e2024-59
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Pedro Henrique Prado da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-0681-6591
http://lattes.cnpq.br/1544967904238877
pedro.silva@ifnmg.edu.br

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