Higiene e higienismo na Escola Moderna de Barcelona (1901-1906): entre as transformações dos costumes e a tensão com as tradições
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Resumo
Este texto se preocupa em investigar os modos como a retórica higienista, proeminente na passagem do séc. XIX para o séc. XX, se adaptou aos propósitos da Escola Moderna de Barcelona (1901-1906), uma experiência escolar anarquista. A partir de conceitos da História Social, sobretudo aquela de tradição inglesa, buscou-se capturar essa voga higienista nas prescrições produzidas pela referida escola e presentes em seu periódico oficial, o Boletín de la Escuela Moderna, entre os anos de 1901 e 1906, bem como na obra La Escuela Moderna de Barcelona (1907), publicada pelo seu fundador Francisco Ferrer y Guardia (1859-1909). Foi possível constatar que, naquela experiência escolar, investiu-se em incutir novos conhecimentos e comportamentos nos estudantes, visto que os “antigos” hábitos deveriam ser superados em favor de uma melhora na saúde física, intelectual e moral deles. Entretanto, esse processo não foi impassível.
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