Revista Folha da Serra: a imprensa, a cidade, a educação e a biblioteca no sul do Mato Grosso na década de 1930
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Na obra “Educação e imprensa: Folha da Serra – Revista Mensal ilustrada”, as pesquisadoras Eglem de Oliveira Passone e Kênia Hilda Moreira investigam as dimensões educativas de um impresso não pedagógico, do gênero revista ilustrada, a Folha da Serra, produzida na cidade de Campo Grande, sul do antigo estado de Mato Grosso , a qual, durante seus dez anos de existência, publicou 48 números, entre aos anos de 1931 e 1940. No prefácio, Adriana Aparecida Pinto brinda leitoras e leitores com um fragmento da escrita de Manoel de Barros, que possibilita a reflexão sobre as palavras e a sua força. Destaca, assim, importantes aspectos do livro que “[...] evidencia um coletivo de adjetivos que seria difícil precisar, dada a sua relevância para o cenário de pesquisas históricas em educação da região Centro-Oeste” (PINTO, 2021, p. 10). Ademais, ressalta como, a partir das marcas de leituras, as autoras tecem uma análise atenta e sensível, dando a ler os temas: imprensa, cidade, educação e biblioteca. Como apontado por Adriana Pinto, a estrutura da organização dos capítulos desse livro pode ser lido individualmente ou no conjunto da obra.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
Referências
PASSONE, Eglem de Oliveira; MOREIRA, Kênia Hilda. Educação e Imprensa: Folha da Serra – Revista Mensal Ilustrada (Sul de Mato Grosso, década de 1930). Campinas, SP: Mercado das Letras, 2021.
PINTO, Adriana Aparecida. Prefácio. In: PASSONE, Eglem de Oliveira; MOREIRA, Kênia Hilda. Educação e Imprensa: Folha da Serra – Revista Mensal Ilustrada (Sul de Mato Grosso, década de 1930). Campinas, SP: Mercado das Letras, 2021.