Instituto Santo Antônio do Prata e a Educação Capuchinha para Meninas Indígenas no Pará Republicano de 1898-1921
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O livro originou-se da dissertação de mestrado defendida em 2019 no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará. Nesta obra, Gercina Silva realiza uma minuciosa investigação sobre a educação de meninas indígenas da colônia Santo Antonio do Prata, em Igarapé-Açu. No prefácio, a professora Irma Rizzini, destaca o empenho da autora em escrever uma “história vista de baixo” ja que os indígenas são alçados ao papel de protagonistas da própria história. A professora também ressalta a relevância dos estudos sobre a história da educação nos territórios indígenas, especialmente este, ao focalizar as meninas indígenas.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
Referências
SILVA, Gercina Ferreira da. Instituto Santo Antonio do Prata (1898-1921). Missionário capuchinhos e educação de meninas índias no município de Igarapé-Açu, Pará. Belém: Folheando, 2020.