O lugar do ensino da disciplina História da Educação na Escola Normal Oficial de Uberaba: um olhar sobre sua trajetória, percalços e descobertas

Conteúdo do artigo principal

Marlon César Silva

Resumo

A obra intitulada “O Ensino de História da Educação na Escola Normal: entre o prescrito e a realidade escolar (Uberaba, Minas Gerais, 1928-1970)”, de autoria de Rosângela Maria Castro Guimarães, foi publicada em 2016 pela Editora da Universidade Federal de Uberlândia (Edufu), na série “Monografias” da coleção “História, Pensamento e Educação”. A obra foi lançada no formato 16 x 23 cm, em papel pólen, o que confere um tom amarelado às páginas e favorece o descanso visual. Apresenta iconografia relevante à discussão empreendida e gráficos analíticos construídos pela própria autora a partir de documentos encontrados durante a investigação, os quais foram transformados em documentos essenciais para a validação de fontes documentais. A imagem de capa apresenta fotografia em preto e branco, apresentando discentes e docentes da Escola Normal na estação ferroviária, antes da partida para uma excursão a Uberlândia, datada de04 de outubro de 1935.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Silva, M. C. (2023). O lugar do ensino da disciplina História da Educação na Escola Normal Oficial de Uberaba: um olhar sobre sua trajetória, percalços e descobertas. Cadernos De História Da Educação, 22(Contínua), e–231. https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-231
Seção
Resenhas
Biografia do Autor

Marlon César Silva, Universidade Federal de Uberlândia (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-7585-4110
http://lattes.cnpq.br/5589451996732937
smarloncesar@gmail.com

Referências

ANDRADE, Maria do Carmo Dufles. Programa de História e Filosofia da Educação. Belo Horizonte: Instituto de Educação de Minas Gerais, 1947, 5.p. (Impresso datilografado).

CHERVEL, André. História das Disciplinas escolares. Teoria e Educação, n. 2, Porto Alegre - Panorâmica, 1990.

GUIMARÃES, Rosângela Maria Castro. O Ensino de História da Educação na Escola Normal. Entre o prescrito e a realidade escolar (Uberaba, Minas Gerais, 1928-1970). Série Monografias, v.4. Coleção História, Pensamento e Educação.Uberlândia: Edufu, 2016. 274p.

JUNQUEIRA, Noemy. Algumas considerações sobre a natureza da atenção e sua influência nos processos educativos. Monografia de conclusão do Curso de Aplicação da Escola Normal Oficial de Uberaba. Manuscrito, 1935.

MAGALHÃES, Justino. Para a história do ensino Liceau em Portugal: Atas e colóquios do I Centenário da Reforma Jaime Moniz (1894-1895). Braga: Universidade do Minho, 1999.

NÓVOA, Antônio. História da Educação: percursos de uma disciplina. Análise Psicológica, n.4 (XIV), 1996.p. 417-434.