Patrimônio Educativo: arquitetura escolar e currículo
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Resumo
A obra intitulada Patrimônio Educativo: arquitetura escolar e currículo foi publicada sobre os auspícios do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). A obra organizada por Alba Fernanda Oliveira Brito e Fernanda Ferreira Boschini, servidoras e pesquisadoras do IFSP, abre espaços para estudos sobre a história e a memória da instituição em seus diferentes momentos, além de receber contribuições de estudos relacionados a outras instituições e contextos educacionais. A publicação tem como núcleo central o patrimônio educativo das instituições de Educação Profissional e Tecnológica ao longo do século XX. É interessante observar que as escolas centenárias que são objeto da análise da maior parte dos textos compilados passaram a ter estudos específicos e projetos institucionais voltados à organização de acervos documentais e centros de memória muito recentemente. Além da temática abordada, o livro registra, celebra e analisa a trajetória na institucionalização de acervos e centros de memória. Relata o esforço interinstitucuonal a partir, por exemplo, de uma parceria entre o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) e o IFSP em 2018 no sentido de trocar experiências de pesquisa e organizar eventos e publicações no âmbito da história e da memória da Educação Profissional e Tecnológica.
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Referências
BRITO, Alba Fernanda Oliveira Brito; BOSCHINI, Fernanda Ferreira. Patrimônio Educativo: Arquitetura Escolar e Currículo. Jundiai/SP: 2021.