A Escola Luterana e o rito da confirmação: descontinuidade da escolarização na Serra do Tapes/RS (1938-1971)

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Karen Laiz Krause Romig
Patrícia Weiduschadt

Resumo

O trabalho tem como objetivo discutir aspectos da escolarização luterana e o rito da confirmação em comunidades étnicas pomeranas da Serra dos Tapes/RS. Pretende-se evidenciar os impactos desse rito na descontinuidade dos estudos de crianças e jovens escolarizados entre o período de 1938 a 1971. Tal interrupção dos estudos esteve ligada ao seguimento do trabalho agrícola nas propriedades rurais dessas famílias pomeranas. Esse grupo teve, ao longo dos anos, dedicação predominante à agricultura, por isso usavam a confirmação como uma justificativa da igreja para que os filhos saíssem da escola. Concluiu-se que a liberdade de escolhas adquirida com a confirmação, a não presença de escolas de ensino secundário nessas zonas rurais, e a legitimação da profissão agrícola dentro do contexto cultural, foram fatores que associados geraram uma descontinuidade nos estudos desse grupo étnico, favorecendo uma baixa escolaridade e uma perpetuação histórica da agricultura e permanência dos pomeranos no meio rural.

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Como Citar
Romig, K. L. K., & Weiduschadt, P. (2023). A Escola Luterana e o rito da confirmação: descontinuidade da escolarização na Serra do Tapes/RS (1938-1971). Cadernos De História Da Educação, 22(Contínua), e–211. https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-211
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Karen Laiz Krause Romig, Universidade Federal de Pelotas (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-0809-0835
http://lattes.cnpq.br/6100789243728896
karenlaizromig@gmail.com

Patrícia Weiduschadt, Universidade Federal de Pelotas (Brasil)

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq
https://orcid.org/0000-0001-6804-7591
http://lattes.cnpq.br/0643205535014525
prweidus@gmail.com

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