A adequação do sistema de escolar às novas realidades socioeconómicas. A(s) reforma(s) do ensino liceal (1945-1968)

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António Gomes Alves Ferreira
Luís Carlos Martins D´Almeida Mota

Resumo

O reposicionamento geoestratégico de Portugal no mundo do pós-guerra e as transformações na formação social portuguesa conduziram a alterações na política educativa, reconhecendo à educação um papel fulcral no crescimento económico, sustentado na teoria do capital humano. As preocupações centraram-se na formação de recursos humanos qualificados, na valorização do capital escolar e na promoção da planificação educativa. Analisa-se a evolução dos objetivos e da estrutura curricular dos liceus, incluindo a criação do Ciclo Preparatório do Ensino Secundário, convocando fontes escritas submetidas a análise documental, com recurso ao método crítico, e de conteúdo. As finalidades a atribuir ao ensino liceal revelam-se a questão central no sentido de os liceus promoverem a escolarização de um leque mais alargado de portugueses. Um processo que se concretiza com base na desigualdade de acesso à educação.

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Como Citar
Ferreira, A. G. A., & Mota, L. C. M. D. (2023). A adequação do sistema de escolar às novas realidades socioeconómicas. A(s) reforma(s) do ensino liceal (1945-1968). Cadernos De História Da Educação, 22(Contínua), e–199. https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-199
Seção
Dossiê 3 - História Comparada do Ensino Secundário: renovação da historiografia por comparações, transições, massificações e traduções
Biografia do Autor

António Gomes Alves Ferreira, Universidade de Coimbra (Portugal)

https://orcid.org/0000-0002-3281-6819
http://lattes.cnpq.br/5458764953251916
antonio@fpce.uc.pt

Luís Carlos Martins D´Almeida Mota, Instituto Politécnico de Coimbra (Portugal)

https://orcid.org/ 0000-0003-4014-9590
https://www.cienciavitae.pt/portal/8D1F-B574-3B13
lmota@esec.pt

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