Delinquência infantojuvenil e respetiva taxonomia do Padre António d’Oliveira (1867-1923) no contexto da 1.ª República portuguesa

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Ernesto Candeias Martins

Resumo

O estudo de teor histórico-descritivo e documental, assente na metodologia hermenêutica aos escritos do Padre Oliveira, abrange os princípios do séc. XX e insere-se no âmbito da História da Educação Social. A análise hermenêutica deambula entre fontes primárias e secundárias sobre aquele pedagogo relacionadas com áreas da proteção à infância, da pedagogia da delinquência e criminalidade infantojuvenil e da reeducação. Norteamo-nos nos seguintes objetivos: revisitar historicamente o pensamento Pe. Oliveira como protetor da infância e pedagogo social; analisar os pressupostos Lei de Proteção à Infância, de 1911; descrever a sua taxonomia de menores delinquentes institucionalizados, fruto das suas observações e experimentações. Ele foi o mentor da proteção à infância em Portugal, um reformador social nas questões da delinquência e marginalidade, um educador social na intervenção com menores institucionalizados nas casas de correção, tendo dado um grande contributo à História da Assistência à Infância e História da Educação Social, em Portugal.

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Como Citar
Martins, E. C. (2023). Delinquência infantojuvenil e respetiva taxonomia do Padre António d’Oliveira (1867-1923) no contexto da 1.ª República portuguesa . Cadernos De História Da Educação, 22(Contínua), e192. https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-192
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ernesto Candeias Martins, Instituto Politecnico de Castelo Branco (Portugal)

The study of historical-descriptive and documentary content, based on the hermeneutic methodology to the writings of Father Oliveira, covers the principles of the 19th century. xx and is part of the history of social education. Hermeneutic analysis wanders between primary and secondary sources about that pedagogue related to areas of child protection, pedagogy of delinquency and child and juvenile crime and reeducation. We are on the following objectives: to historically revisit the thought of Fr. Oliveira as protector of childhood and social pedagogue; to analyze the assumptions Child Protection Act of 1911; describe their taxonomy of institutionalized juvenile offenders, the result of their observations and experimentations. He was the mentor of child protection in Portugal, a social reformer on issues of delinquency and marginality, a social educator in the intervention with institutionalized minors in correction allocated, having made a great contribution to the History of Child Care and History of Social Education in Portugal.

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