O ensino de História da Educação em Portugal e no Brasil: formação de professores, programas de ensino, manuais disciplinares e memórias (séculos XIX a XXI)

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Décio Gatti Júnior
Luís Alberto Marques Alves

Resumo

Trata-se da partilha de resultados de pesquisa comparada sobre o ensino de História da Educação em Portugal e no Brasil, no período compreendido entre o final do século XIX e o início do século XXI. Para tanto, partiu-se das ideias de Nóvoa (1994, 1996); Nunes (1996); Warde & Carvalho (2000); Vidal & Faria Filho (2003); Monarcha (2005); Mogarro (2006); Alves et al (2007, 2015); Gatti Jr. (2009, 2014, 2021); Pintassilgo (2012). Foram examinados, em ambos os países, a bibliografia de referência sobre formação de professores e sobre o ensino de História da Educação, o percurso do ensino de História da Educação, os programas de ensino utilizados na formação de professores, os manuais disciplinares de História da Educação em circulação e as memórias docentes e discentes em torno do ensino de História da Educação. Ao final, apresentam-se algumas reflexões sobre o que se aproxima e o que se distancia no que se refere à formação de professores e ao ensino de História da Educação em Portugal e no Brasil no período referido.

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Como Citar
Gatti Júnior, D., & Alves, L. A. M. (2023). O ensino de História da Educação em Portugal e no Brasil: formação de professores, programas de ensino, manuais disciplinares e memórias (séculos XIX a XXI). Cadernos De História Da Educação, 22(Contínua), e193. https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-193
Seção
Artigo Especial
Biografia do Autor

Décio Gatti Júnior, Universidade Federal de Uberlândia (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-5876-6733
http://lattes.cnpq.br/0164067095554570
degatti@ufu.br

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