História e memória da educação especial em Mato Grosso do Sul: constituição, trilhas e serviços
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo deste artigo foi analisar a constituição dos serviços e atendimentos da educação especial no estado de Mato Grosso do Sul (MS), por meio das vozes de duas gestoras pioneiras na condução da implementação de políticas de educação especial. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista com roteiro semiestruturado, após adesão das convidadas à pesquisa, por meio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e da autorização das mesmas para divulgar suas identidades, para fins de publicação. O tratamento, análise e sistematização dos resultados tiveram como aporte teórico o materialismo histórico. Os resultados apontaram que a educação especial no estado de MS, em confluência com a história da educação especial no Brasil, foi constituída por iniciativas pioneiras, com participação direta de profissionais das áreas da medicina, da psicologia e de instituições especializadas, sendo essas iniciativas tanto de cunho individual como, também, de algumas equipes.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
Referências
ANACHE, A.A. Discurso e prática: a educação do “deficiente” visual em Mato Grosso do Sul. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, 1991. Disponível em: http://cev.org.br/biblioteca/discurso-pratica-educacao-deficiente-visual-mato-grosso-sul-1 que remete para: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada= 2&id=520&listaDetalhes%5B%5D=520&processar=Processar. Acesso em: 07 fev. 2020.
ARRUDA, E.E.; KASSAR, M.C.M.; SANTOS, M.M. Educação especial: o custo do atendimento de uma pessoa com necessidades especiais em instituições pública estatal e não estatal, em MS, 2004. In: NERES, Celi Corrêa; LANCILLOTTI, Samira Saad Pulchério (Orgs.). Educação Especial em foco: questões contemporâneas. 1. ed. Campo Grande: Uniderp, 2006, v. 1, p. 89-116.
BITTAR, M. Sonho e realidade: vinte e um anos da divisão de Mato Grosso. Multitemas. São Paulo, n.15, out. 1999. Disponível em: http://www.multitemas.ucdb.br/article/view/1136. Acesso em: 30 set. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Ministério da Previdência e Assistência Social. Portaria Interministerial n. 477, de 11 de agosto de 1977. Estabelece Diretrizes Básicas para ação integrada do MEC e MAPS no campo de atendimento a excepcionais. Brasília, DF, 1977.
BRASIL. Ministério da Educação. Ministério da Previdência e Assistência Social. Portaria Interministerial n. 186, de 10 de março de 1978. Regulamenta a Portaria Interministerial n. 477 de 11 de agosto de 1977. Brasília, DF, 1978.
BRASIL. A Divisão de Mato Grosso. Assessoria de Relações Públicas da Presidência da República, 1977. Disponível em: www.biblioteca.presidencia.gov.br. Acesso em: 03 mai. 2020.
BRASIL. Presidência da República. Lei Complementar n. 31, de 11 de outubro de 1977. Cria o Estado de Mato Grosso do Sul, e dá outras providências. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp31.htm. Acesso em: 22 jun. 2020.
BRASIL. Lei n. 5.692, de 11 de agosto de 1971. Estabelece as Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2º graus. In: BREJON, M. (org.). Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2º graus. 20. ed. São Paulo: Pioneira, 1988.
BOTELHO, T.A.S. Educação especial em Corumbá – MS no período 2004-2018. 2019.125p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal. Corumbá, MS, 2019.
BUENO, C.C.O.; KASSAR, M.C.M. Público e privado: a educação especial na dança das responsabilidades. In ADRIÃO, T.; PERONI, V. (Orgs.). O público e o privado na educação: interfaces entre o Estado e a sociedade. São Paulo: Xamã, 2005.
CESCO, E.E.; GUIMARÃES, M.A.C. História da Educação Especial no Mato Grosso do Sul: trajetórias normativas para o sistema estadual de ensino. Campo Grande. In: Anais Eletrônicos do IV EHECO. Campo Grande, 2017. Disponível em: https://document.onl/download/link/historia-da-educacao-especial-de-mato-grosso-do-ehecocombrarquivosanaismariuza20aparecida20camillo20guimar. Acesso em: 08 jul. 2020.
CORRÊA, N. M. A construção do processo de municipalização da educação especial em Campo Grande no período de 1996 a 2004. 2005. 134 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS. Campo Grande, MS, 2005.
CORRÊA, N. M. O conceito de deficiência mental e a concepção de sujeito: legislação do ensino especial de Mato Grosso do Sul no período de 1980 a 1997. 2000. 65 p. Monografia. (Especialização em Educação Especial) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS. Campo Grande, MS, 2000.
CORRÊA, N. M. Salas de recursos multifuncionais e Plano de Ações Articuladas em Campo Grande – MS: análise dos indicadores. 2012. 249 p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS. Campo Grande, MS, 2012.
CORRÊA, N. M.; KASSAR, M. C. M. Política educacional: perspectivas e proposições para a educação especial. I Congresso Internacional de Educação e Desenvolvimento Humano. Maringá - PR. UEM/DTP/DFE, 2004. v. 1. p. 1-14.
FEDATTO, N. A. S. F. A história da educação em Mato Grosso do Sul (1977-2007): convergências e divergências. VII Congresso Brasileiro de História da Educação. Cuiabá-MT, 2013.
GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.
JANNUZZI, G. S. M. A Educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. Campinas: Autores Associados, 2004.
KASSAR, M. C. M. Ciência e senso comum do cotidiano das classes especiais. Campinas: Papirus, 1995.
KASSAR, M. C. M. Conhecimento e análise da política de atendimento educacional ao Portador de Necessidades Especiais em Mato Grosso do Sul. In: SENNA, E. (Org). Política educacional de Mato Grosso do Sul na trajetória das políticas sociais. Campo Grande-MS: UFMS, 2000, p. 137-166.
KASSAR, M. C. M. Liberalismo, neoliberalismo e educação especial: algumas implicações. Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade. Campinas: n. 46, p. 16-28, 1998. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32621998000300003
KASSAR, M. C. M.; CORRÊA, N. M. Municipalização em tempos de neoliberalismo: um estudo de caso. In: ANACHE, A. A.; OSÓRIO, A. C. N.. (Orgs.). Da educação especial à educação na diversidade: escolarização, práticas e processos. 1. ed. Campo Grande: UFMS, 2010. v. único, p. 107-126.
KASSAR, M. C. M. Conhecimento e análise da política de atendimento educacional ao Portador de Necessidades Especiais em Mato Grosso do Sul. In: SENNA, E. (Org). Política educacional de Mato Grosso do Sul na trajetória das políticas sociais. Campo Grande-MS: UFMS, 2000. p. 137-166.
KASSAR, M. C. M.; ESPÍRITO SANTO, R. C.; NASCIMENTO, C. L.; ALMEIDA, A. S. Deficiência e situação econômica: contribuições para um debate. In: NERES, C. C.; LANCILLOTTI, S. S. P. (Orgs.). Educação Especial em foco: questões contemporâneas. 1. ed. Campo Grande: Uniderp, 2006, v. 1, p. 161-171.
MATO GROSSO DO SUL. Decreto-lei n. 08, de 1 de janeiro de 1979 (1979a). Dispõe sobre o Sistema Executivo para o Desenvolvimento de Recursos Humanos, autorização, criação das entidades que menciona e dá outras providências. Disponível em: http://www.cee.ms.gov.br/wp-content/uploads/2015/08/decreto-lei-n%C2%BA-08-1979.pdf. Acesso em: 20 jun.2021.
MATO GROSSO DO SUL. Decreto-lei n. 117, de 30 de julho de 1979 (1979b). Extingue o Sistema Executivo para Desenvolvimento de Recursos Humanos, dispõe sobre os Sistemas Estaduais de Saúde, Ensino e Desenvolvimento Social e dá outras providências. Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul, 1979.
MATO GROSSO DO SUL. Plano Estadual de Educação 1981/1983. Campo Grande/MS: SED/MS, 1980.
MATO GROSSO DO SUL. Decreto n. 915, de 24 de fevereiro de 1981 (1981a). Cria o Grupo de Trabalho para estruturar o Sistema de Educação Especial. Disponível em: https://www.spdo.ms.gov.br/diariodoe/Index/Download/DO536_25_02_1981. Acesso em: 07 mar. 2020.
MATO GROSSO DO SUL. Decreto n. 1.231, de 23 de setembro de 1981 (1981b). Estabelece a competência, aprova a estrutura básica da Secretaria de Educação (SE-MS) e dá outras providências. Disponível em: https://www.tjms.jus.br/legislacao/public/pdf-legislacoes/DECRETO%20N%C2%BA%201.231-t.pdf. Acesso em: 20 jun.2021.
MATO GROSSO DO SUL. Deliberação do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul n. 261, de 26 de março de 1982 (1982a). Normatiza a educação especial. Disponível em: http://www.spdo.ms.gov.br/diariodoe/Index/Download/DO808_12_04_ 1982. Acesso em: 20 jun. 2021.
MATO GROSSO DO SUL. Instrução n. 001/SE/CGE/DEE, de 18 de agosto de 1982 (1982b).
MATO GROSSO DO SUL. Decreto n. 3.546, de 17 de abril de 1986. Cria o Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente da Audiocomunicação, com sede no município de Campo Grande - MS e dá outras providências.
MATO GROSSO DO SUL. II Plano Estadual de Educação 1985/1987: Educação para a Democracia. Campo Grande/MS: SED/MS, 1985.
MATO GROSSO DO SUL. Instrução n. 001/SE/CGE/DEE, de 18 de outubro de 1986.
MAZZOTTA, M. J. S. Educação especial no Brasil: História e políticas públicas. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
MORO, E. T. L. D. História, discurso político e realidades do processo de integração do portador de deficiência auditiva em Campo Grande Mato Grosso do Sul. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, 1997. Disponível em: http://cev.org.br/biblioteca/discurso-pratica-educacao-deficiente-visual-mato-grosso-sul-1 que remete para: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesq Executada=2&id=520&listaDetalhes%5B%5D=520&processar=Processar. Acesso em: 07 fev. 2020.
NERES, C. C. Educação profissional do portador de necessidades especiais, para quê? (o caso de Campo Grande – MS). 1999. 208p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS. Campo Grande, MS, 1999.
NERES, C. C. Políticas de atendimento ao PNE - Portadores de Necessidades Especiais em Mato Grosso do Sul. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-UEMS. Intermeio: revista do Mestrado em Educação, Campo Grande, MS. 5/7(9/13): 72-88, 2001. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/issue/view/212. Acesso em: 5 jun. 2020.
NERES, C. C. História do Atendimento Educacional do PNE - Portador de Necessidades Especiais em Mato Grosso do Sul. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-UEMS. Universidade Para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal-UNIDERP. Natal, RN, 2002. Disponível em: http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe2/pdfs/Tema 7/7120.pdf. Acesso em: 02 mar. 2020.
NERES, C.C. As instituições especializadas e o movimento da inclusão escolar: intenções e práticas. 2010. 158p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de São Paulo, USP. São Paulo, SP, 2010.
NERES, C. C.; CORRÊA, N. M. O trabalho como categoria de análise na educação do deficiente visual. Cadernos Cedes (Impresso), v. 28/75, p. 149-170, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622008000200002
NOZU, W. C. S. Política e gestão do atendimento educacional especializado nas salas de recursos multifuncionais de Paranaíba/MS: uma análise das práticas discursivas e não discursivas. 2013. 241p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD. Dourados, MS, 2013.
OLIVEIRA, F. M. G. S. As salas de recursos como apoio pedagógico especializado à educação escolar do deficiente mental. 2004. 140p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS. Campo Grande, MS, 2004.
OLIVEIRA, F. M. G. S.; CORRÊA, N. M.; KASSAR, M. C. M. Construção da educação inclusiva: a situação de Campo Grande. In: Políticas de inclusão escolar no Brasil: descrição e análise de sua implantação em municípios das diferentes regiões (2004). Disponível em: http://27reuniao.anped.org.br/diversos/te_rosangela_gavioli_prieto.pdf. Acesso em: 20 jun. 2007.
OMOTE, S. Normalização, integração, inclusão. Revista Ponto de Vista. v. 1, n. 1, p. 4-13, julho/dezembro de 1999. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ pontodevista/article/view/1042/1524. Acesso em: 23 abr. 2021.
REBELO, A. S. Os impactos da política de atendimento educacional especializado: análise dos indicadores educacionais de matrículas de alunos com deficiência. 2012. 166p. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Corumbá, MS, 2012.
REBELO, A. S. A educação especial no Brasil: indicadores educacionais de atendimento especializado (1973-2014). 2016. 200p. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Campo Grande, MS, 2016.
SAVIANI, D. Breves considerações sobre fontes para a história da educação. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. especial, p. 28-35, ago. 2006.
SIEMS-MARCONDES, M. E. R. Políticas de profissionalização do excepcional no período da ditadura militar. Dossiê Políticas públicas em educação especial em tempos de ditadura: Arquivos Analíticos de Políticas Educativas. Arizona, v.27, n.69, 2019. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.27.4447
SOUZA, F. F.; PLETSCH, M. D.; BATISTA, G. F. A formação de professores-pesquisadores em Educação Especial durante a ditadura no Brasil. Dossiê Políticas públicas em educação especial em tempos de ditadura. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas. Arizona. v. 27, n. 63, 2019. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.27.4566