A promessa do mestre: a psicometria como ferramenta essencial para o desenvolvimento de práticas educativas e para a construção de uma pedagogia clínica experimental

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Carolina Silva Bandeira de Melo
Laurent Gutierrez

Resumo

No final da década de 1920, Théodore Simon foi considerado um dos melhores especialistas franceses na educação especial. No entanto, percebe-se que seu papel tem sido minimizado na historiografia da educação e da psicologia. Ao analisar sua trajetória como médico de asilos e sua contribuição para o desenvolvimento e divulgação dos testes de inteligência, destacamos a originalidade de sua abordagem e de suas propostas. Nosso trabalho em arquivos nos permite hoje entender melhor as razões pelas quais os testes foram usados mais no exterior do que na França. Seu uso em escolas e centros de formação de professores em Minas Gerais atesta esse paradoxo, como o próprio Théodore Simon observou durante sua estadia no Brasil em 1929. Esta viagem é mais uma oportunidade para destacar a importância da pesquisa transnacional e mostrar como a psicometria tem acompanhado a história da educação especial.

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Como Citar
Melo, C. S. B. de, & Gutierrez, L. (2023). A promessa do mestre: a psicometria como ferramenta essencial para o desenvolvimento de práticas educativas e para a construção de uma pedagogia clínica experimental. Cadernos De História Da Educação, 22(Contínua), e156. https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-156
Seção
Dossiê 2 - A constituição do campo da Educação Especial no Brasil: entre tempos, lugares e pessoas
Biografia do Autor

Carolina Silva Bandeira de Melo, Universidade Federal de Viçosa (Brasil)

https://orcid.org/0000-0001-6273-2045
http://lattes.cnpq.br/1058880926708938
carolina.bmelo@ufv.br

Laurent Gutierrez, Université Paris Nanterre (França)

https://orcid.org/0000-0002-2864-7936
lgutierrez76@aol.com

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