Entre guerras e revoluções: Atividades de Helena Antipoff na Rússia bolchevique (1917-1924)

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Natalia Masolikova
Marina Sorokina

Resumo

O artigo trata da trajetória profissional da psicóloga russa Helena Antipoff (1892-1974) na Rússia Soviética, entre 1917 e 1924, após retornar de sua estada educacional em Paris e Genebra, e antes de migrar para o Brasil em 1929. Durante o breve período soviético, Helena foi testemunha e participante ativa nas grandiosas e dramáticas mudanças do país. Seu trabalho, assim como o trabalho de outros cientistas russos que migraram para outros países durante os anos de guerra e revolução social, agora está sendo amplamente estudado, e novos conhecimentos invertem algumas percepções e estereótipos estabelecidos sobre a história da psicologia na Rússia. O trabalho inicial de Antipoff nas comunidades psicológicas e educacionais russas estava ligado às intensas atividades científicas e sociais da escola de cientistas e psicólogos de São Petersburgo no período – Vladimir M. Bekhterev (1857-1927), Alexander F. Lazursky (1874 -1917), Alexander P. Nechaev (1870-1948), Mikhail Y. Basov (1892-1931), Adrian S. Griboedov (1875-1948) e outros. O trabalho profissional realizado por Helena nesse período de seis anos na Rússia focalizou áreas de intervenção sobre problemas psicológicos práticos da época entre as mais relevantes para o país (estudo de crianças em condições de devastação, fome e orfandade; testes de nível mental visando evidenciar aumento ou redução de inteligência em condições de cataclismo social e guerra; comparação das habilidades intelectuais de crianças de diferentes grupos sociais e vivendo em diferentes países; diagnósticos sociais e psicológicos e distribuição de “meninos de rua” para diferentes tipos de instituições de atendimento e educação).

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Como Citar
Masolikova, N., & Sorokina, M. (2023). Entre guerras e revoluções: Atividades de Helena Antipoff na Rússia bolchevique (1917-1924). Cadernos De História Da Educação, 22(Contínua), e155. https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-155
Seção
Dossiê 2 - A constituição do campo da Educação Especial no Brasil: entre tempos, lugares e pessoas
Biografia do Autor

Natalia Masolikova, Alexander Solzenitcyn Centre for Studies of Russia Abroad (Russia)

https://orcid.org/0000-0001-7371-5160
nmasolikova@gmail.com

Marina Sorokina, Alexander Solzenitcyn Centre for Studies of Russia Abroad (Russia)

https://orcid.org/0000-0003-2672-4966
msorokina61@gmail.com

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