Memórias de professoras na região amazônica: trabalho e modos de ensinar em escolas rurais no terceiro quartel do Século XX
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Resumo
A investigação é sobre professoras de escolas rurais na região amazônica, Norte brasileiro, hoje estado de Rondônia. O recorte temporal tem início em 1955 com a criação do Serviço Social Rural, vinculado ao Ministério da Agricultura. O ano final da pesquisa é 1971, com a criação da Associação de Crédito e Assistência Rural do Território Federal de Rondônia. O objetivo é identificar e analisar modos de ensinar, o trabalho de professoras rurais e infraestrutura de escolas em contexto político e econômico brasileiro diante da migração de colonos para a região amazônica. Perscrutam-se os modos de ensinar a partir do trabalho de professoras em escolas rurais multisseriadas na Amazônia. A metodologia se ancora em fontes: leis, decretos, livros e entrevistas semiestruturadas realizadas com três professoras, por meio da plataforma Google Meet, diante da pandemia da COVID-19. Constata-se que modos de ensinar e trabalho docente estão articulados ao fazer e pensar docente.
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Entrevistas
PROFESSORA 1. COSTA, Maria Clara Villar da. [81 anos]. [set. 2021]. Entrevistador e entrevistadoras: Josemir Almeida Barros; Marcia Jovani de Oliveira Nunes e Andressa Lima da Silva. Porto Velho, RO, 03 set. 2021. Google Meet, 74 min.
PROFESSORA 2. SILVA, Luizene Moreira. [68 anos]. [set. 2021]. Entrevistador e entrevistadoras: Josemir Almeida Barros; Marcia Jovani de Oliveira Nunes e Andressa Lima da Silva. Porto Velho, RO, 24 set. 2021. Google Meet, 52 min.
PROFESSORA 3. SILVA, Francisca Araújo da. [62 anos]. [set. 2021]. Entrevistador e entrevistadoras: Josemir Almeida Barros; Marcia Jovani de Oliveira Nunes e Andressa Lima da Silva. Porto Velho, RO, 08 set. 2021. Google Meet, 49 min.