A metamorfose da escola
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O livro “Escolas e professores: proteger, transformar, valorizar”, de António Nóvoa (2022), apresenta discussões sobre temas atuais como o futurismo da educação e a metamorfose dos estabelecimentos de ensino; a necessidade de (re)pensar a escola futura e o modelo adotado; a pandemia, os docentes e seus papéis na construção de um espaço público comum da educação; a criação de novos ambientes escolares e a composição de uma pedagogia do encontro; a formação continuada e a indução profissional dos professores; tecnologias; entre outros. O modelo escolar está em desagregação; não se trata de uma crise, como várias que ocorreram nas últimas décadas. Trata-se do fim da escola, tal como é conhecida, mas a falta de escolas e professores seria “um futuro sem futuro”, e uma aprendizagem realizada por dispositivos tecnológicos reduziria o alcance e as possibilidades da educação. Por isso, é importante proteger, transformar e valorizar ambos, em se tratando das temáticas trazidas nesse ensaio produzido por Nóvoa (2022), em seis capítulos. Os dois primeiros capítulos tratam das escolas e da imprescindibilidade para a transformar de fato; o terceiro reflete sobre os professores após a pandemia; e os três últimos abordam temas relacionados à formação docente.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
Referências
NÓVOA, António. Escolas e professores. Proteger, transformar, valorizar. Salvador: SEC/IAT, 2022.