A Escolologia como uma proposta da pedagogia Antipoffiana para a formação de professores em Minas Gerais na década de 1930

Conteúdo do artigo principal

Marilene Oliveira Almeida
Regina Helena de Freitas Campos

Resumo

A proposta inovadora de uma nova área de pesquisa denominada Escolologia – a ciência da escola - iniciada pela psicóloga e educadora Helena Antipoff na Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte, nos anos de 1930, é examinada através de investigação documental. A Escolologia apoiava-se em conceitos da Psicologia da Criança e da Pedagogia Experimental, de Édouard Claparède, e no método de Experimentação Natural, de Alexander Lazursky, visando obter uma síntese objetiva das relações entre o desenvolvimento físico, mental e social dos escolares, suas origens sociais e as práticas culturais de suas famílias, os procedimentos pedagógicos adotados e o funcionamento institucional das escolas. Os estudos escolológicos permitiram identificar os fatores que influenciavam no aproveitamento escolar dos alunos, tais como: o alto índice de retenção no primeiro ano de escolarização, as condições de higiene e nutrição das crianças, o método pedagógico, a organização escolar e as condições socioeconômicas e culturais das famílias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Almeida, M. O., & Campos, R. H. de F. (2022). A Escolologia como uma proposta da pedagogia Antipoffiana para a formação de professores em Minas Gerais na década de 1930 . Cadernos De História Da Educação, 21(Contínua), e132. https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-132
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Marilene Oliveira Almeida, Universidade do Estado de Minas Gerais (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-8825-4341
http://lattes.cnpq.br/9929558773100773
marilene.almeida@uemg.br

Regina Helena de Freitas Campos, Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil)

https://orcid.org/0000-0001-6228-7076
http://lattes.cnpq.br/5350842157910835
reginahcampos@gmail.com

Referências

Antipoff, Daniel (1996). Helena Antipoff: sua vida, sua obra. Belo Horizonte: Editora Itatiaia. (1ª ed. 1975, Rio de Janeiro: José Olímpio).

Antipoff, Helena (1930). Os ideais e interesses das crianças de Belo Horizonte e algumas sugestões pedagógicas. Boletim 6, Secretaria de Educação e Saúde Pública de Minas Gerais.

Antipoff, Helena (1930). Escolologia. Ensaios de Pedagogia Experimental. Revista do Ensino. Belo Horizonte: Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais, V (50, 51, 52), p. 146-214. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/100190. Acesso: 29 de setembro de 2015.

Antipoff, Helena (1932). Monografia de uma classe escolar de Belo Horizonte. Estudo escolológico de 1931. Boletim 9. Belo Horizonte: Secretaria da Educação e Saúde Pública, Inspetoria Geral da Instrução.

Antipoff, Helena (1992a). Coletânea das obras escritas de Helena Antipoff (Psicologia Experimental – Volume 1). Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff - CDPHA (Org.). Belo Horizonte: Imprensa Oficial.

Antipoff, Helena (1992b). Coletânea das obras escritas de Helena Antipoff (Fundamentos da Educação – Volume 2). Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff - CDPHA (Org.). Belo Horizonte: Imprensa Oficial.

Antipoff, Helena (1992c). Coletânea das obras escritas de Helena Antipoff (Educação do Excepcional – Volume 3). Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff - CDPHA (Org.). Belo Horizonte: Imprensa Oficial.

Antipoff, Helena (2002). O desenvolvimento mental das crianças de Belo Horizonte (1931). In: Campos, Regina H.F. (Org.) (2002) Helena Antipoff: textos escolhidos (p. 83-125). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Arce, Alessandra; Simão, Rosimeire (2007). A Psicologia da Criança e a Pedagogia Funcional de Edouard Claparède e a Pedagogia dos Jardins de Infância de Friedrich Froebel: Continuidades e rupturas no pensamento de dois autores defensores de uma Escola Progressista. Revista HISTEDBR On-line. 28, p. 38-56. Disponível em: https://fe-old.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/5022/art03_28.pdf. Acesso: 02 de nov. de 2015.

Assis, Raquel M. e Bravo, Riviane B. (2017) Apropriações de Lazursky no Brasil: características da individualidade humana e a formação da personalidade. In: Duarte, Adriana O.S.A., Cassemiro, Maria de Fátima P. e Campos, Regina H.F. (Orgs.) Psicologia, educação e o debate ambiental – questões históricas e contemporâneas (p. 393-410). Belo Horizonte: Faculdade de Educação da UFMG, CDPHA.

Breitbach, Áurea Corrêa de Miranda (1988). Notas sobre a importância metodológica dos conceitos. Ensaios FEE, 9(l), p. 121-125.

Campos, Regina H. F. (2012). Helena Antipoff psicóloga e educadora: uma biografia intelectual. Rio de Janeiro: Fundação Miguel de Cervantes. (Coleção Memória do saber).

Campos, Regina H. F (2010). Helena Antipoff (1892-1974) e a perspectiva sociocultural em psicologia e educação. 269 f. Tese (Professor Titular do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

Campos, Regina H. F. (Org.) (2002). Helena Antipoff: textos escolhidos. São Paulo: Editora Casa do Psicólogo. (Coleção Clássicos da Psicologia Brasileira).

Campos, Regina H. F. & Cruz, Renata S. (2021) Estudos “escolológicos”: a pesquisa na formação de professores no contexto da circulação da Escola Nova no Brasil dos anos de 1930. In: Marafon, Giovanna, Tortella, Jussara C.B. e Rocha, Maria Silvia P.M.L.[Orgs.] (2021) Escola e desenvolvimento Humano: contribuições da Psicologia da Educação (p. 111-134). São Carlos: Pedro & João Editores.

Claparède, Édouard (1959). A Escola sob Medida (tradução de Maria Lúcia do Eirado Silva). Rio de Janeiro: Editora Fundo de Cultura.

Claparède, Édouard (1956). Psicologia da Criança e Pedagogia Experimental. Edição revista. Trad. brasileira de Aires da Mata Machado Filho e Turiano Pereira. Prefácio de Helena Antipoff. São Paulo: Editora do Brasil S/A.

Duarte, Adriana O.S.A., Cassemiro, Maria de Fátima P., Almeida, Marilene O. e Campos, Regina H.F. (2017) Interesses das crianças do polo Fundação Helena Antipoff: pode um inquérito contribuir para uma proposta de Educação Integral? In: Duarte, Adriana O. S.A, Cassemiro, Maria de Fátima P. e Campos, Regina H.F. (Orgs.) (2017) Psicologia, educação e o debate ambiental: questões históricas e contemporâneas (p. 227-244). Belo Horizonte: Faculdade de Educação da UFMG, CDPHA.

Godoy, Arilda S. (1995). Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE - Revista de Administração de Empresas, 35(2), p.57-63. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75901995000200008

Grawitz, Madeleine (1975). Métodos y técnicas de las ciencias sociales. Barcelona: Hispano Europea.

Le Petit Larousse Illustré (2002). Paris: Larousse.

Lourenço, Érika (2011) Os ideais e interesses das crianças mineiras de 1929 a 2009: os 80 anos de trajetória de uma pesquisa proposta por Helena Antipoff. In: Santiago, Ana L. e Campos, Regina H. F. (Orgs.) (2011) Educação de crianças e jovens na contemporaneidade: pesquisas sobre sintomas na escola e subjetividade (p. 19-26). Belo Horizonte: Ed. PucMinas, CDPHA.

Lourenço Filho, Manoel B. (1969). Introdução ao estudo da Escola Nova. Bases, Sistemas e Diretrizes da Pedagogia Contemporânea. 10ª ed. São Paulo: Cia Melhoramentos.

Manuscrito inédito (s/d). Estudos escolológicos realizados por alunas do Instituto de Educação, Belo Horizonte, em 1954. Acervo do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff, Fundação Helena Antipoff, Ibirité, MG.

Masolikova, Natalia e Sorokina, Marina (no prelo). Within Wars and Revolutions: Helena Antipoff activities in the Bolshevik Russia (1917-1924). Manuscrito inédito.

Ottavi, Dominique (2009). De Darwin àt Piaget: pour une histoire de la psychologie de l'enfant. Paris: CNRS Ed. Inct

Ruchat, Martine (2002). Entre militance et science : la cause des enfants anormaux à l’Institut Jean-Jacques Rousseau 1912-1933. Les Sciences de l’éducation. Pour l’ère nouvelle, Université de Caen, 35(4), p. 63-84.

Ruchat, Martine (2003). Inventer les arriérés pour créer l’intelligence. Histoire d’un concept et d’une innovation médico-pédagogique, 1874-1914. Lang: Collection Exploration.

Ruchat, Martine (2008). A Escola de psicologia de Genebra em Belo Horizonte um estudo por meio da correspondência entre Edouard Claparède e Hélène Antipoff (1915-1940). Revista Brasileira de História da Educação, 17, p. 181-205, mai.-ago.

Schwarcz, Lilia Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil: 1870-1930. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.