Fundamentos do Compêndio de Pedagogia de Marciano Pontes (1872): a educação prepara o homem para duas existências sucessivas, uma na terra outra no céo

Conteúdo do artigo principal

José Carlos Souza Araujo

Resumo

O presente artigo focaliza o Compêndio de Pedagogia, de autoria de Antonio Marciano da Silva Pontes, cuja primeira edição se deu em 1872 no Rio de Janeiro. Encontra-se ele entre os primeiros manuais brasileiros de Pedagogia na história da profissionalização docente, e será assumido como fonte histórico-educacional primária. A esse objeto, cabem algumas indagações: qual é a sua compreensão sobre Pedagogia? O que o informa do ponto de vista antropológico, ético e político, uma vez que tem orientação confessional católica? Qual é a correlação de tais ângulos com a tríplice dimensão da educação (física, intelectual e moral)? Quanto ao método, tal investigação propõe-se a realizar pesquisas documental e bibliográfica. Em suma, tal Compêndio é singular em relação à totalidade social, mas ancorou o processo constituinte da escolarização primária, da qual a formação do professor paulatinamente se tornou protagonista, envolvendo a escola, a sociedade e a cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Araujo, J. C. S. (2022). Fundamentos do Compêndio de Pedagogia de Marciano Pontes (1872): a educação prepara o homem para duas existências sucessivas, uma na terra outra no céo. Cadernos De História Da Educação, 21(Contínua), e130. https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-130
Seção
Artigos
Biografia do Autor

José Carlos Souza Araujo, Universidade de Uberaba (Brasil); Universidade Federal de Uberlândia (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-7972-8875
http://lattes.cnpq.br/7069283169342231
jcaraujo.ufu@gmail.com

Referências

ARAUJO, José Carlos S. Pedagogia, Ciência da Educação: sua genealogia entre os séculos XVII e XX. In: SIQUELLI, Sônia Aparecida; SANFELICE, José Luís; ALMEIDA, Luana Costa (orgs.). Fundamentos da educação: compreensões e contribuições. Uberlândia/MG: Navegando Publicações, 2017, p.49-84. Disponível em: https://www.editoranavegando.com/copia-livro-sonia-sanfelice. Acesso em 08 ago. 2017.

ARAUJO, José Carlos S. Da Metodologia Ativa à Metodologia Participativa. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.). Metodologia Participativa e as Técnicas de Ensino-Aprendizagem. Curitiba, PR: CRV, 2016, p.17-54.

BLAKE, Augusto Victorino Alves Sacramento. Diccionario Bibliografico Brazileiro. Rio de Janeiro: Typographia Nacional, 1883, 1° volume, p.254-255.

BRASIL, Carlos Augusto Soares. Compêndio de Pedagogia. 1878.

BRASIL. Constituição Política do Império do Brazil de 25 de março de 1824. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao24.htm. Acesso em 27 fev. 2017.

BUISSON, F. (dir.). Nouveau Dictionnaire de Pédagogie. Paris: Librairie Hachette et Cie., 1911. Verbetes: Normales Primaires (Écoles) e Université.

CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo, Editora da UNESP, 1999.

CARVALHO, Felisberto de (coordenado por). Tratado de Methologia. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1888.

CHOPPIN, Alain. Le Manuel Scolaire, uma fausse évidence historique. Histoire de l’Éducation, Paris, 117, p.7-56, 2008. DOI: https://doi.org/10.4000/histoire-education.565

CORDEIRO, Braulio Jayme Muniz. Compendio de Pedagogia organisado para uso dos candidatos ao magistério. Rio de Janeiro: A. A. da Cruz Coutinho Editor, 1874.

ECAR, Ariadne Lopes. Exames de Admissão, Exames Finais: Vigilância para o Exercício da Profissão Docente. Revista Teias, Rio de janeiro, v.15, 2014, p.173-189.

FARIA, Ernesto (org.). Dicionário Escolar Latino-Português. 3ª. edição. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura, 1962.

GAUTHERIN, Jacqueline. Ciência da Educação. In: VAN ZANTEN, Agnès (coord.). Dicionário de Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

HALLEWELL, Laurence. O Livro no Brasil: sua História, 3ª edição. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012.

HOUAISS. Dicionário Eletrônico da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro, Editora Objetiva, 2001.

LARROYO, Francisco. História Geral da Pedagogia. 2ª. Edição. São Paulo, Editora Mestre Jou, 1974, tomo II.

LOBROT, Michel. Para que serve a escola? Lisboa, Portugal: Terramar, s/d.

LOURENÇO FILHO, M. B. Tendências da Educação Brasileira. São Paulo: Edições Melhoramentos, [1940].

LUZURIAGA, Lorenzo. História da Educação Pública. São Paulo: Editora Nacional, 1959.

MAGALHÃES, Valentim. Lições de pedagogia. Rio de Janeiro: Laemmert & Co. Editores, 1900.

MAGGIO, Mariana. El campo de la tecnología educativa: algunas aperturas para sua reconceptualización. In LITWIN, Edith (comp.). Tecnología educativa: política, histórias, propuestas. Buenos Aires, Editorial Paidos, 2000, p. 25-39.

OLIVEIRA, Antonio de Almeida. O ensino público. Brasília, DF, Senado Federal, 2003.

OZMON, Howard A.; CRAVER. Samuel M. Fundamentos Filosóficos da Educação. 6ª. edição. Porto Alegre: Artmed, 2004.

PASSALACQUA. Pe. Camillo. Pedagogia e Methodologia (theorica e prática) para uso dos alumnos da Escola Normal de S. Paulo. 1ª. Edição.São Paulo: Typographia a vapor de Jorge Seckler& Comp., 1887.

PFROMM NETTO, Samuel. Tecnologia da educação e comunicação de massa. São Paulo: Pioneira, 1976.

PONTES, Antonio Marciano da Silva. Compêndio de Pedagogia para uso dos alumnos da Escola Normal da Província do Rio de Janeiro, 1889.

RIDDER-SYMOENS, Hilde de. História de la Universidad en Europa. Bilbao, Espanha: Servicio Editorial Universidad del Pais Vasco, 1994, vols. I e II

SILVA, Vivian Batista da. Saberes em viagem nos manuais pedagógicos: construções da escola em Portugal e no Brasil (1870-1970). Tese. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2005.

SOUZA, Rosa Fátima de. A formação do cidadão moderno: a seleção cultural para a escola primária nos manuais de Pedagogia (Brasil e Portugal, 1870-1920). Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, SP, v.13, n.33, p.257-283, set./dez. 2013. DOI: https://doi.org/10.4322/rbhe.2014.012

SUCHODOLSKI, Bogdan. A Pedagogia e as Grandes Correntes Filosóficas: Pedagogia da Essência e a Pedagogia da Existência. 3ª. edição. Lisboa: Livros Horizonte, 1984.

VALLE, Ángela de. La pedagogia de inspiración católica. Madri: Editorial Síntesis, s/d.