A nova pedagogia e a modernização da arquitetura escolar no Rio Grande do Sul (1937-1945): O G.E. Silveira Martins de Bagé/RS

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Jauri dos Santos Sá
Flávia Obino Corrêa Werle

Resumo

O presente texto é uma abordagem da modernização da rede pública escolar do Rio Grande do Sul sob o olhar da arquitetura, alicerçado em dois eixos: análise histórica e análise de forma e espaço. O primeiro explora o assunto a partir das reformas na educação e das demandas centralizadoras da Era Vargas, examinando a arquitetura escolar à luz dos princípios da Escola Nova. O segundo traz à pauta a perspectiva da análise gráfica e explora o edifício mediante diagramas interpretativos. Sistematizados a partir do projeto do Grupo Escolar Silveira Martins, de Bagé/RS, contemplam itens, como: perímetro, acessos, circulação, setorização e composição. Os dados evidenciam que a modernização pedagógica que ocorreu nos grandes centros se fez sentir em solo rio-grandense em um período que representou a concretização das políticas de expansão. O conjunto de critérios permitiu identificar algumas estratégias projetuais, como: marco arquitetônico, uso de formas geométricas e aproximação aos princípios da arquitetura moderna.

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Como Citar
Sá, J. dos S., & Werle, F. O. C. (2022). A nova pedagogia e a modernização da arquitetura escolar no Rio Grande do Sul (1937-1945): O G.E. Silveira Martins de Bagé/RS. Cadernos De História Da Educação, 21(Contínua), e129. https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-129
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Jauri dos Santos Sá, Universidade do Vale do Taquari (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-5268-3566
http://lattes.cnpq.br/1956380413461597
arqjauri@gmail.com

Flávia Obino Corrêa Werle, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Brasil)

https://orcid.org/0000-0001-5795-2537
http://lattes.cnpq.br/8006653453139072
flaviaw2015@gmail.com

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