Estudiosos de renome e o desenvolvimento da História da Educação nos Estados Unidos

Conteúdo do artigo principal

Karl M. Lorenz

Resumo

Este artigo descreve as conquistas de um rol seleto de estudiosos que trouxeram avanços à área da História da Educação nos Estados Unidos. A evolução desse campo de pesquisa tem sido influenciada, desde 1830, pelas ideias e ações de profissionais célebres que contribuíram de diversas maneiras e em diferentes momentos da história do país. Alguns desses especialistas estabeleceram a História da Educação como um tema viável de estudo ou contribuíram para o seu ensino em cursos de pós-graduação e programas de formação de educadores. Outros apoiaram e estimularam uma investigação estruturada dentro dessa área ou facilitaram a disseminação de resultados de pesquisas por meio de publicações e espaços profissionais. A presente narrativa aborda o campo da História da Educação no contexto de suas tradições de ensino e de pesquisa, dando ênfase às contribuições de indivíduos e instituições que definiram e expandiram esse campo do conhecimento e ao papel que a educação teve no desenvolvimento da sociedade estadunidense.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Lorenz, K. M. (2022). Estudiosos de renome e o desenvolvimento da História da Educação nos Estados Unidos. Cadernos De História Da Educação, 21(Contínua), e143. https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-143
Seção
Tradução
Biografia do Autor

Karl M. Lorenz, Sacred Heart University (Estados Unidos)

https://orcid.org/0000-0002-2468-2566
LorenzK@sacredheart.edu

Referências

BARNARD, H. English Pedagogy. Philadelphia, Penn.: Lippincott & co. 1862.

BARNARD, H. Education, the School, and the Teacher, in English Literature. Philadelphia, Penn.: Lippincott & co, 1862.

BEST, J.H. Historical Inquiry in Education: a Research Guide. Washington, DC: American Educational Research Association, 1983, 1992.

Bolton, F.E. “The Relation of the Department of Education to Other Departments in Colleges and Universities.” Journal of Pedagogy 19 no.2, 3 (1906/1907): 137-176.

BRICKMAN, W. “Early Development of Research and Writing of Educational History in the United States.” Paedagogica Historica 20 no. 1 (1979): 41-76. DOI: https://doi.org/10.1080/0030923790190103.

BRICKMAN, W. & CORDASCO, F. “Paul Monroe's Cyclopedia of Education: With Notices of Educational Encyclopedias Past and Present.” History of Education Quarterly 10 no.3 (1970): 324-337. DOI: https://doi.org/10.2307/367527.

CHAMBLISS, J.J. “The Origins of History of Education in the United States: Study of its Nature and Purpose, 1842-1900.” Paedagogica Historica 10 no.1 (1979): 94-131. DOI: https://doi.org/10.1080/0030923790190105.

CHAMBLISS, J.J. “The Study of History of Education in the United States: Its Nature and Purpose, 1900-1913.” Paedagogica Historica 25 no.1 (1994): 27-47. DOI: https://doi.org/10.1080/0030923850250102.

COHEN, S. “The History of the History of American Education, 1900-1976.” Harvard Educational Review 46 no.3 (1976): 298-330. DOI: https://doi.org/10.17763/haer.46.3.gp631173780x511j.

COMPAYRÉ, G., & PAYNE, W.H. Lectures on Pedagogy, Theoretical and Practical. Boston, D.C. Heath & Co, 1887.

COMPAYRÉ, G., &. PAYNE, W.H. The History of Pedagogy. Boston, D.C. Heath, 1888.

CREMIN, L. The Transformation of the School: Progressivism in American Education, 1876-1957. New York, NY: Alfred A. Knopf, 1961. DOI: https://doi.org/10.1086/ahr/67.1.156.

CREMIN, L. American Education: The National Experience, 1783-1876. New York, NY: Harper & Row, 1980. DOI: https://doi.org/10.1086/ahr/86.1.205.

DEXTER, E.G. A History of Education in the United States. New York, MacMillan, 1906.

DRYER, L. The History of the Teaching of Education in Leading Universities and Colleges in the United States. Dissertação de Mestrado - Universidade do Texas, 1928.

KIEHLE, D L. “History of Education. What it Stands For.” School Review 9 (1901): 310-315. DOI: https://doi.org/10.32316/hse/rhe.v12i1.1813.

LEVIN, R.A. “After the Fall: Can Historical Studies Return to Faculties of Education?” Historical Studies in Education/Revue d’histoire de l’education 12 no. 1/2 (2000): 155-162.

LORENZ, K. “A História da Educação e o ensino pós-secundário nos Estados Unidos (1840-1910).” In: O ensino de Historia da Educação em perspectiva internacional editado por D. Gatti Júnior, C. Monarcha, & M.H. C. Bastos, 131-156. Uberlândia, Brasil: Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2009. DOI: https://doi.org/10.14393/edufu-978-85-7078-234-2.

LUCKEY, G.W.A. The Professional Training of Secondary Teachers in the United States (Columbia University Contributions to Philosophy. Psychology, and Education) 12 nos. 1-4. New York, Macmillan, 1903: 156- 178.

MONROE, P. A Cyclopedia of Education. Vol. 3. New York, MacMillan, 1912.

NORTON, A.O. “Scope and Aims of the History of Education.” Educational Review 27 (1904): 443-444.

PAINTER, H.F.N. A History of Education. New York, NY: Appleton, 1886.

PAYNE, W.H. Contributions to the Science of Education. New York, Harper, 1886.

ROSENKRANZ, J.K.F. The Philosophy of Education. Traduzido por Anna C. Brackett. New York, NY: Appleton, 1886.

SEELEY, L. History of Education. New York, NY: American Book Co., 1904.

SMITH, W. “The New Historian of American Education: Some Notes for a Portrait.” Harvard Educational Review 31 no. 2 (1961): 136-143.

STOWE, C.E. “Normal Schools and Teachers’ Seminaries.” In Normal Schools, and Other Institutions, Agencies, and Means Designed for the Professional Education of Teachers, editado por H. Bernard. 101-123. Hartford, Case: Tiffany and Co., 1851.

SUZALLO, H. “The Professional Use of the History of Education.” In The History of Education as a Professional Subject, editado por W. Burnham and H. Suzallo, 29-67. New York, NY: Teachers College Press, (1908).

TRAVERS, S.P. “Calvin Ellis Stowe and the History of Education.” Peabody Journal of Education 47 no. 2 (1969): 83-87. DOI: https://doi.org/10.1080/01619566909537685.

UNITED STATES. Bureau of Education. “Synopsis of Courses in Departments of Pedagogy in Certain Universities and Colleges.” Report of the Commissioner of Education, for the Year Ending 1894-95, I, 118-127. Washington, D.C.: U. S. Government Printing Office, 1896.

UNITED STATES. Bureau of Education. “Character of courses in education in certain normal schools.” Report of the commissioner of education, for the year ending 1913, I. pages. Washington, DC: U. S. Government Printing Office, 1914.

URBAN, W. “Historiography.” In Encyclopedia of Educational Research 6th ed., vol. 2. editado por M. C. Alkin, 597-600. New York, NY: MacMillan, 1992.

VON RAUMER, K. Geschischte der Padagogik vom Wiederaufblühen klassischer Studien bis auf unsere Zeit, 2nd ed. Stuttgart: Liesching, 1847.