A educação soviética: da escola para poucos à escola para todos

Conteúdo do artigo principal

Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi

Resumo

A epígrafe que abre essa resenha foi citada no livro “A educação soviética” de Marisa Bittar e Amarilio Ferreira Junior, lançado em 25 de agosto de 2021 pela EduFSCar. Mostra que para o estudo da escola real construída após a Revolução de 1917, incluindo seus antecedentes situados no Império czarista e os desenvolvimentos posteriores até 1991 com o fim da União Soviética, é necessário situar historicamente as características e princípios que a nortearam. É o que fazem os autores, ao longo de quase 300 páginas oferecendo aos leitores a oportunidade de conhecer não apenas o chão da escola soviética, mas também compreender a gênese do pensamento educacional soviético por meio dos protagonistas das diversas etapas dessa experiência pedagógica radical que percorreu 74 anos da história do século XX. Para enfrentar esse tema, que até então não havia sido tratado nos estudos do campo da educação em língua portuguesa, os autores mobilizaram um rico instrumental teórico e metodológico que foi complementado com conhecimentos adquiridos durante a primeira metade da década de 1980, quando tiveram a oportunidade de estudarem no Instituto de Ciências Sociais de Moscou. Essa estadia de um ano para frequentar um curso teórico e realizar trabalho voluntário fazia parte da política de formação de quadros do Partido Comunista Brasileiro (PCB). Foi assim que os então professores do ensino secundário público no Brasil puderam conhecer o sistema educacional da Rússia soviética. Tais vivências formam o pano de fundo que contribuiu para elaboração desse livro. Quem ganha com isso é o leitor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Hayashi, M. C. P. I. (2022). A educação soviética: da escola para poucos à escola para todos. Cadernos De História Da Educação, 21(Contínua), e097. https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-97
Seção
Resenhas
Biografia do Autor

Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi, Universidade Federal de São Carlos (Brasil)

http://orcid.org/0000-0003-1250-3767
http://lattes.cnpq.br/7263318849588556
piumbato@ufscar.br

Referências

BAÑA, M. Como narrar a história da Revolução Russa no seu centenário? Estudos Avançados, v.31, n.91, p.55-66, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-40142017.3191006.

BITTAR, M.; FERREIRA JR, A. A educação na Rússia de Lênin. Revista HISTEDBR Online, v.11, n.41e, p. 377-396, abr. 2011. DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639916.

BITTAR, M.; FERREIRA JR, A. Ativismo pedagógico e princípios da escola do trabalho nos primeiros tempos da educação soviética. Revista Brasileira de Educação, v.20, n.61, p.433-456, jun. 2015.

BITTAR, M.; FERREIRA JR, A. A última reforma da educação soviética. Revista HISTEDBR Online, v.17, n.3, p.732-765, jul./set. 2017. DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v17i3.8650923.

FERREIRA JR, A.; BITTAR, M. A concepção bolchevique da Revolução Socialista. Política Democrática, v.6, p.8-15, 2007.

LENIN, V. I. The three sources of and three component parts of marxismo. Prosveshcheniye, v.3., 1913.

MARX, K. Prefácio. In: MARX, K. Para a crítica da economia política. Trad. de José Arthur Gianotti e Edgar Malagodi. São Paulo: Abril Cultural, 1974.