Escola no Rio Grande do Sul (1889-1950): ensino, culturas e práticas escolares

Conteúdo do artigo principal

Ariane dos Reis Duarte

Resumo

A obra Escola no Rio Grande do Sul (1889-1950): ensino, culturas e práticas escolares (Caxias do Sul, editora Educs, 2020, 476 páginas, e-book), organizada pelo professor e pesquisador José Edimar de Souza evidencia o esforço do seu organizador em contribuir para o campo da história da educação no Rio Grande do Sul. O livro está estruturado em quatro eixos de abordagem, os quais serão explorados no decorrer desta resenha. Ao compor a obra desta forma, o autor nos propicia estabelecer um panorama das produções acadêmicas sobre instituições escolares no estado. Da mesma forma, entendemos que tal organização permite ao leitor perceber os diferentes rumos e segmentos que a pesquisa sobre instituições pode tomar. A obra é prefaciada pelo professor António Gomes Ferreira, da Universidade de Coimbra, cujos estudos se dedicam ao campo da História da Educação, Políticas educacionais e Educação Comparada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Duarte, A. dos R. (2022). Escola no Rio Grande do Sul (1889-1950): ensino, culturas e práticas escolares. Cadernos De História Da Educação, 21(Contínua), e093. https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-93
Seção
Resenhas
Biografia do Autor

Ariane dos Reis Duarte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil)

https://orcid.org/0000-0001-6599-5393
http://lattes.cnpq.br/7763182043285932
ariane.reisd@gmail.com

Referências

SOUZA, José Edimar de (org.) Escola no Rio Grande do Sul: ensino, culturas e práticas escolares. Caxias do Sul: Educs, 2020.