Uma Casa de Educação Literária: o Atheneu Sergipense em perspectiva historiográfica
Conteúdo do artigo principal
Resumo
As efemérides constituem relevantes espaços de celebração e de construção de análises que tendem a avaliar as experiências tecidas na malha do tempo. Nos idos de 2020, em pleno contexto dilacerado pelos dilemas da pandemia, ocorreram as celebrações alusivas ao bicentenário da emancipação política de Sergipe e do sesquicentenário da mais longeva instituição educacional do estado, o portentoso Atheneu Sergipense. Infelizmente, em decorrência das necessárias ações de isolamento social, as ruas e os auditórios estiveram vazios, desprovidos de festejos, de eventos e da presença de sujeitos que enfaixam sentidos, vivem e narram as histórias. Entretanto, nem tudo foi silêncio. No dia 19 de outubro, uma live reuniu um considerável número de historiadores da Educação no efusivo lançamento da coleção “Uma Casa de Educação Literária: 150 anos do Atheneu Sergipense”. Trata-se de uma coleção que reúne dez livros que têm como escopo a trajetória da velha instituição de ensino secundário de Sergipe.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
Referências
ALMEIDA, Antônio Figueira de. História do ensino secundário no Brasil. Rio de Janeiro: Tipografia Baptista de Souza, 1936.
ALVES, Eva Maria Siqueira. O Atheneu Sergipense: traços de sua história. Aracaju: Adgraf, 2005.
ANDRADE, Vera Lúcia Cabana de Queiroz. Colégio Pedro II: um lugar de memória (1999). Tese, 181f. (Doutorado em História). Rio de Janeiro: UFRJ, 1999.
DÓRIA, Escragnolle. Memória Histórica comemorativa do primeiro centenário do Colégio Pedro Segundo (1837-1937). Rio de Janeiro: Ministério da Educação, 1937.
HAIDAR, Maria de Lourdes M. O ensino secundário no império brasileiro. São Paulo: EDUSP, 1972.
GASPARELLO, Arlette Medeiros. Construtores de Identidades: a pedagogia da nação nos livros didáticos da escola secundária brasileira. São Paulo: Iglu, 2004.
MATTOS, Selma Rinaldi. O Brasil em lições: a história como disciplina escolar em Joaquim Manuel de Macedo. Rio de Janeiro: Acces, 2000.
MOACYR, Primitivo. A instrução e o império: subsídios para a história da Educação no Brasil. São Paulo: Nacional, 1937.
NUNES, Maria Thetis. História da Educação em Sergipe. São Cristóvão: EDUFS, 2008.
SEGISMUNDO, Fernando. Colégio Pedro II: Tradição e Modernidade. Rio de Janeiro: Unigraf, 1972.