Museu e Biblioteca Pedagógicos: um grande gabinete experimental de ciência popular (Montevidéu / Uruguai, 1889...)

Conteúdo do artigo principal

Vera Lucia Gaspar da Silva
Gabriel Scagliola

Resumo

O Museu Pedagógico do Uruguai foi fundado em Montevidéu em 1889, formando par com a Biblioteca Pedagógica num projeto que buscou interlocução internacional. Agregou em suas funções uma espécie de formação prática de professores primários com laboratórios e instrumentos que permitissem ensaios de práticas, divulgação de ideias pedagógicas e exposição de artefatos que ajudassem a construir socialmente um modelo ideal de escola, bem como apoiava sua comercialização. Alberto Gómez Ruano (1858-1923), seu primeiro diretor, teria tido atuação fundamental na criação dos Institutos Nacionales: Museo y Archivo Histórico Municipal, do Servicio Meteorológico de Uruguay e da Biblioteca y Museo Pedagógicos, um aparato estatal com base científica e modernizadora. A exemplo de congêneres, este museu funcionou como canal de conexão com outros países, promovendo troca de peças para os acervos, de informações sobre gerenciamento e organização, visitas, arranjos para a exposição e comercialização de artefatos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Silva, V. L. G. da, & Scagliola , G. (2022). Museu e Biblioteca Pedagógicos: um grande gabinete experimental de ciência popular (Montevidéu / Uruguai, 1889.). Cadernos De História Da Educação, 21(Contínua), e105. https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-105
Seção
Dossiê 2 - Museus Pedagógicos: diálogos ibero-americanos
Biografia do Autor

Vera Lucia Gaspar da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina (Brasil)

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq
https://orcid.org/0000-0003-2957-5708
http://lattes.cnpq.br/8881750759405221
vera.gaspar.udesc@gmail.com

Gabriel Scagliola , Museo Pedagógico José Pedro Varela e Institutos Normales de Montevideo (Uruguai)

https://orcid.org/0000-0003-2470-4179
gabriel.scagliola@gmail.com

Referências

ESCOLANO BENITO, Agustín (1985). Presentación. In.: GARCÍA del DUJO, Angel. Museo Pedagógico Nacional (1882-1941): Teoría educativa y desarrollo histórico (pp. 11-12). Salamanca / Espanha: Ediciones Universidad de Salamanca. Instituto de Ciencias de la Educación.

GARCÍA del DUJO, Angel (1985). Museo Pedagógico Nacional (1882-1941): Teoría educativa y desarrollo histórico. Salamanca / Espanha: Ediciones Universidad de Salamanca. Instituto de Ciencias de la Educacion.

GASPAR da SILVA, Vera Lucia; SCAGLIOLA, Gabriel (2019). Museu Pedagógico José Pedro Varela: expressando uma comunidade de aspirações! Museologia & Interdisciplinaridade. v.8, n.16, Ago./Dez., 88-104. DOI: https://doi.org/10.26512/museologia.v8i16.25135.

GASPAR da SILVA, Vera Lucia; SOUZA, Gizele; CASTRO, Cesar Augusto (Orgs.) (2018). Cultura material escolar em perspectiva histórica: escritas e possibilidades. Vitória: EDUFES - Coleção Horizontes da Pesquisa em História da Educação no Brasil, Volume 14.

MUNAKATA, Kazumi; BRAGHINI, Katya M. Z. (2014). Fontes para a história da educação dos sentidos, numa abordagem transnacional. In: XVIII Jornadas Argentinas de Historia de la Educación, 2014, General Sarmiento. Historia de la educación: usos del pasado y aportes a los debates educativos contemporáneos. ANAIS… General Sarmiento: Sociedad Argentina de Historia de la Educación (pp. 1-11).

Fontes consultadas

ACEVEDO, Eduardo (1929). Gobierno de Tajes 1886-1890. Anales de la Universidad. Montevideo: Imprenta Nacional - T. VIII, N°124.

GÓMEZ RUANO, Alberto (1894). Museo y Biblioteca Pedagógicos: Publicación del Museo y Biblioteca Pedagógicos, N.º 1. República Oriental del Uruguay. Ministerio de Fomento. Departamento de Instrucción Pública. Montevideo.

HENESTROSA, Armonia Etchepare de (1973) Museo Pedagógico “José Pedro Varela”- 80 Años de Vida. ANALES – Revista Oficial del Consejo Nacional de Enseñanza Primaria y Normal. Centro Nacional de Documentacion y Divulgacion Pedagogicas. Epoca II. Tomo XXXVI. Montevideo / Uruguay: Imprenta Nacional, Años 1968-1970 (Impresso em 1973), 143-186.

MONTERO BUSTAMANTE, Raúl (1955). Alberto Gómez Ruano. In.: Homenage a D. Raúl Montero Bustamante: Selección de sus Escritos Literarios e Históricos. Prologo del Dr. Dardo Regules (pp. 307-317). Tomo I. Montevideo, Instituto Historico y Geografico del Uruguay. Academia Nacional de Letras.

MEMORIA DESCRIPTIVA DEL MUSEO y BIBLIOTECA PEDAGÓGICOS (1897). Montevideo, 27 de enero de 1897. Carpeta 8. Caja 48.

MEMORIA DESCRIPTIVA DEL MUSEO y BIBLIOTECA PEDAGÓGICOS (1899). Extracto. Montevideo, 18 de abril de 1899. Carpeta n. 21, Caja 48.

MEMORIA DESCRIPTIVA DEL MUSEO y BIBLIOTECA PEDAGÓGICOS (1899). Extracto. Montevideo, 30 de abril de 1899. Carpeta n. 23, Caja 48.

MEMORIA DESCRIPTIVA DEL MUSEO y BIBLIOTECA PEDAGÓGICOS (1901). Correspondencia. Montevideo, 19 de marzo de 1901. Carpeta nº 27. Caja 42.

MEMORIA DESCRIPTIVA DEL MUSEO y BIBLIOTECA PEDAGÓGICOS (1901). Montevideo, 19 de marzo de 1901. Carpeta nº 27. Caja 42.

MEMORIA DESCRIPTIVA DEL MUSEO y BIBLIOTECA PEDAGÓGICOS (1901). Montevideo, 17 de mayo de 1901. Carpeta nº 47. Caja 42.

MEMORIA DESCRIPTIVA DEL MUSEO y BIBLIOTECA PEDAGÓGICOS (1906). Montevideo, 1906. Carpeta nº 48. Caja 39.

MEMORIA DESCRIPTIVA DEL MUSEO y BIBLIOTECA PEDAGÓGICOS (1906). Extracto. Montevideo, 26 de diciembre de 1906. Carpeta n. 166, Caja 42.

MEMORIA DESCRIPTIVA DEL MUSEO y BIBLIOTECA PEDAGÓGICOS (1907). Extractos. Montevideo, 14 de enero de 1907. Carpeta 9. Caja 47.

MEMORIA DESCRIPTIVA DEL MUSEO y BIBLIOTECA PEDAGÓGICOS (1907). Extractos. Montevideo, 19 de enero de 1907. Carpeta 12. Caja 47.

MEMORIA DESCRIPTIVA DEL MUSEO y BIBLIOTECA PEDAGÓGICOS (1907). Montevideo, 1907. Carpeta nº 47. Caja 39.

PELLISSON, Maurice (1911). BUISSON, Ferdinand (Directeur) (1911). Nouveau dictionnaire de pédagogie et d’instruction primaire. Paris: Librairie Hachette et Cie. L’édition électronique. Disponível em http://www.inrp.fr/edition-electronique/lodel/dictionnaire-ferdinand-buisson/. Acesso em 04/06/2021.