A experiência de produzir fontes orais para a História das Instituições Escolares

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Sônia Maria dos Santos
Marisa Francisca Galdeano Marra

Resumo

Como metodologia de pesquisa, a História Oral se projetou no ramo da história das instituições escolares, seja como guia da pesquisa, seja como forma complementar. Em parte, permite produzir fontes para realidades cujos registros materiais inexistem ou não foram encontrados. Essa metodologia orientou a pesquisa subjacente ao estudo a que este se filia; ou seja, uma dissertação de mestrado sobre uma escola confessional, o Externato Santa Teresinha. Essa metodologia não só ajudou a estruturar e desdobrar a pesquisa, como também ampliar o escopo das fontes. Nesse sentido, este texto relata a experiência de produzir fontes segundo a História Oral para tal pesquisa, por meio de entrevista a cinco colaboradores que participaram da história daquela instituição de ensino. A expectativa é que este relato possa ser pertinente e importante à reflexão sobre problemas que permeiam a produção de fontes orais e que inspire outros a usar a História Oral.

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Como Citar
Santos, S. M. dos, & Marra, M. F. G. (2022). A experiência de produzir fontes orais para a História das Instituições Escolares. Cadernos De História Da Educação, 21(Contínua), e088. https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-88
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Sônia Maria dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-7217-1576
http://lattes.cnpq.br/9281057859793276
soniaufu@gmail.com

Marisa Francisca Galdeano Marra, Universidade Federal de Uberlândia (Brasil)

https://orcid.org/0000-0001-6998-2039
http://lattes.cnpq.br/1551189368445251
marisagaldeano@hotmail.com

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