Contribuições da literatura para a História da Educação

Conteúdo do artigo principal

Ana Laura Godinho Lima
Roni Cleber Dias de Menezes

Resumo

Este dossiê parte da premissa de que a literatura tem contribuições preciosas a oferecer para a história da educação. À partida, no que concerne mais de perto ao domínio metodológico, é notável a dilatação - acompanhada em seu aspecto quantitativo pelo que se refere também à diversidade - das fontes e dos objetos propiciados pelas obras literárias para a interpelação do passado educativo realizada pelo historiador. A exploração dessa potencialidade está em íntima consonância com o movimento de renovação historiográfica vindo à tona nas últimas décadas do século XX no terreno da história tout court e que chega um pouco mais tarde ao domínio da história da educação. Caracterizada em grande medida pelo protagonismo das temáticas de matiz sociocultural, as apropriações realizadas no interior desta última apontam outrossim para novos problemas, os quais terminam por provocar novas abordagens, intensificando o diálogo da história da educação com outras áreas das ciências humanas, especialmente em torno da mobilização de novos repertórios teóricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Lima, A. L. G. ., & Menezes, R. C. D. de . (2022). Contribuições da literatura para a História da Educação. Cadernos De História Da Educação, 21(Contínua), e071. https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-71
Seção
Dossiê 1 - Contribuições da literatura para a História da Educação
Biografia do Autor

Ana Laura Godinho Lima, Universidade de São Paulo (Brasil)

https://orcid.org/0000-0003-4154-0858 
http://lattes.cnpq.br/4941128584192341 
alglima@usp.br 

Roni Cleber Dias de Menezes, Universidade de São Paulo (Brasil)

https://orcid.org/0000-0001-8661-1328 
http://lattes.cnpq.br/2780596138885068 
roni@usp.br