A incomum trajetória de uma educadora popular

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Paulo Rogério de Oliveira Teixeira
https://orcid.org/0000-0001-5623-6424
Luiz Carlos Barreira
https://orcid.org/0000-0002-6746-9706

Resumo

O artigo discorre sobre a trajetória profissional de uma educadora popular que começou a se tornar professora quando ainda era adolescente, em uma fazenda de café, no estado do Paraná. Já adulta e residente em um bairro periférico da cidade de São Paulo, aproximou-se e passou a militar no Movimento dos Trabalhadores sem Terra – MST. Graças a essa sua militância, pôde graduar-se em Pedagogia (da Terra) e realizar uma especialização sobre o uso de sementes nativas e crioulas na agricultura. Não por acaso, advoga, hoje, uma educação do campo para o campo, ou seja, uma educação pensada e praticada por aqueles que, como ela, vivem em acampamentos e assentamentos de terra. A trajetória dessa educadora foi reconstruída por meio de entrevistas realizadas conforme procedimentos de pesquisa observados por historiadores que atuam no campo da História Oral. O mesmo ocorreu em relação à narração, que foi pensada, estruturada e produzida também de acordo com tais procedimentos, especialmente aqueles relacionados a uma técnica particular, denominada transcriação de entrevistas.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Teixeira, P. R. de O. ., & Barreira, L. C. . (2021). A incomum trajetória de uma educadora popular. Cadernos De História Da Educação, 20(Contínua), e054. https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-54
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Paulo Rogério de Oliveira Teixeira, Universidade Católica de Santos (Brasil)

https://orcid.org/0000-0001-5623-6424
http://lattes.cnpq.br/7728273656794403
paulorogerio@unisantos.br

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