A incomum trajetória de uma educadora popular
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo discorre sobre a trajetória profissional de uma educadora popular que começou a se tornar professora quando ainda era adolescente, em uma fazenda de café, no estado do Paraná. Já adulta e residente em um bairro periférico da cidade de São Paulo, aproximou-se e passou a militar no Movimento dos Trabalhadores sem Terra – MST. Graças a essa sua militância, pôde graduar-se em Pedagogia (da Terra) e realizar uma especialização sobre o uso de sementes nativas e crioulas na agricultura. Não por acaso, advoga, hoje, uma educação do campo para o campo, ou seja, uma educação pensada e praticada por aqueles que, como ela, vivem em acampamentos e assentamentos de terra. A trajetória dessa educadora foi reconstruída por meio de entrevistas realizadas conforme procedimentos de pesquisa observados por historiadores que atuam no campo da História Oral. O mesmo ocorreu em relação à narração, que foi pensada, estruturada e produzida também de acordo com tais procedimentos, especialmente aqueles relacionados a uma técnica particular, denominada transcriação de entrevistas.
Downloads
Detalhes do artigo
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
Referências
FERREIRA, Marieta de Moraes (Org.). História Oral e Multidisciplinaridade. Rio de Janeiro: Diadorim, 1994.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere, volume 1 (Introdução ao estudo da filosofia. A filosofia de Benedetto Croce.). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere, volume 2 (Os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo.). 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere, volume 3 (Maquiavel. Notas sobre o estado e a política.). 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
HAAS, Clarissa. A história oral como itinerário de pesquisa na educação especial: construindo narrativas de “aceitação do outro como legítimo outro”. In: IX ANPEd Sul: Seminário de Pesquisa em Educação na Região Sul. Caxias do Sul, RS, 2012. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/312/683. Acesso em: 17 abr. 2021.
LAROSSA BONDÌA, Jorge. Experiência e Auteridade em Educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, vol.19, n.2, p.4-27, jul./dez/ 2011. DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v19i2.2444
LOURO, Guacira Lopes. A História (Oral) da Educação: algumas reflexões. Em Aberto, Brasília, DF, v. 9, n. 47, jul./set. 1990a, p. 20-29.
LOURO, Guacira Lopes. Lembranças de Velhas Colonas Italianas: trabalho, família, educação. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 15, n. 2, jul./dez. 1990b, p. 33-43.
MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Augusto & Lea: um caso de (des)amor em tempos modernos. São Paulo: Contexto, 2006a.
MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Canto de Morte Kaiowa: história oral de vida. São Paulo: Loyola, 1991.
MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Os novos rumos da história oral: o caso brasileiro. Revista de História, São Paulo, n.155, 2 sem./2006b, p.191-204. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.v0i155p191-203
MEIHY, José Carlos Sebe Bom; HOLANDA, Fabíola. História Oral: como fazer, como pensar. São Paulo: Contexto, 2007.
MEIHY, José Carlos Sebe Bom; SEAWRIGHT, Leandro. Memórias e Narrativas: história oral aplicada. São Paulo: Contexto, 2020.
SCHAFF, Adam. História e Verdade. São Paulo: Martins Fontes, 1978.
SILVA, Maria Alves. A Luta por Terra e Educação no Acampamento da Comuna da Terra Irmã Alberta. São Carlos, SP: Universidade Federal de São Carlos (Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia da Terra), 2011.
SILVA, Maria Alves. Práticas Sociais e Processos Educativos de Conservação e Uso de Sementes Nativas e Crioulas na Comuna da Terra Irmã Alberta. São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Trabalho de Conclusão de Curso – Especialização/Residência Agrária: Educação do Campo e Agroecologia), 2015.
TEIXEIRA, Paulo Rogério de Oliveira. A Educação Escolar no Movimento dos Trabalhadores sem Terra, na Visão dos Acampados. Santos, SP: Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Católica de Santos (Dissertação de Mestrado), 2019.
THOMPSON, Edward Palmer. A Miséria da Teoria ou Um Planetário de Erros: uma crítica ao pensamento de Althusser. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
THOMPSON, Edward Palmer. Educação e Experiência. In: Os Românticos. A Inglaterra na Era Revolucionária. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002, p. 11-47.