A pedologia como polígrafo da pedagogia (pressupostos psicopedagógicos) em Faria de Vasconcelos (1880-1939)

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Ernesto Candeias Martins
https://orcid.org/0000-0003-4841-1215

Resumo

O estudo, de índole histórico-descritivo na área da História da Educação, aborda os pressupostos psicopedagógicos da Pedologia, como ciência do desenvolvimento da criança fundada na Pedagogia, propostos pelo pedagogo português Faria de Vasconcelos. Analisaremos e refletiremos, na base duma metodologia hermenêutica, o conteúdo desses aspetos na sua obra e recorrendo a fontes secundárias sobre esta temática. Este pedagogo impregnado de ideias do Movimento da Escola Nova, associadas à sua experiência em Bierges (Bélgica) fornece contributos ao estudo científico da criança/infância. Os dois pontos da estrutura do texto coincidem com os objetivos estabelecidos: analisar a Pedagogia norteada pela Pedologia, no estudo do desenvolvimento da criança, sustentando-se na pedagogia experimental; interpretar os pressupostos psicopedagógicos do crescimento e autonomia da criança, as funções físico-psíquicas (princípios: continuidade e solidariedade) e o humanismo antropológico. Vasconcelos é um dos promotores da Pedotecnia e da psicopedagogia no estudo das crianças escolares na História da Educação em Portugal.

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Como Citar
Martins, E. C. . (2021). A pedologia como polígrafo da pedagogia (pressupostos psicopedagógicos) em Faria de Vasconcelos (1880-1939). Cadernos De História Da Educação, 20(Contínua), e051. https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-51
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ernesto Candeias Martins, Instituto Politecnico de Castelo Branco (Portugal)

https://orcid.org/0000-0003-4841-1215
ernesto@ipcb.pt

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