A pedologia como polígrafo da pedagogia (pressupostos psicopedagógicos) em Faria de Vasconcelos (1880-1939)

Conteúdo do artigo principal

Ernesto Candeias Martins

Resumo

O estudo, de índole histórico-descritivo na área da História da Educação, aborda os pressupostos psicopedagógicos da Pedologia, como ciência do desenvolvimento da criança fundada na Pedagogia, propostos pelo pedagogo português Faria de Vasconcelos. Analisaremos e refletiremos, na base duma metodologia hermenêutica, o conteúdo desses aspetos na sua obra e recorrendo a fontes secundárias sobre esta temática. Este pedagogo impregnado de ideias do Movimento da Escola Nova, associadas à sua experiência em Bierges (Bélgica) fornece contributos ao estudo científico da criança/infância. Os dois pontos da estrutura do texto coincidem com os objetivos estabelecidos: analisar a Pedagogia norteada pela Pedologia, no estudo do desenvolvimento da criança, sustentando-se na pedagogia experimental; interpretar os pressupostos psicopedagógicos do crescimento e autonomia da criança, as funções físico-psíquicas (princípios: continuidade e solidariedade) e o humanismo antropológico. Vasconcelos é um dos promotores da Pedotecnia e da psicopedagogia no estudo das crianças escolares na História da Educação em Portugal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Martins, E. C. . (2021). A pedologia como polígrafo da pedagogia (pressupostos psicopedagógicos) em Faria de Vasconcelos (1880-1939). Cadernos De História Da Educação, 20(Contínua), e051. https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-51
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ernesto Candeias Martins, Instituto Politecnico de Castelo Branco (Portugal)

https://orcid.org/0000-0003-4841-1215
ernesto@ipcb.pt

Referências

CLAPARÈDE, Edouard. Psicología del niño (trad. Domingo Barnés). Madrid: Imp. José Blass y C.ª, Librería de Francisco Beltrán, 1910

CLAPARÈDE, Edouard. La escuela y la psicología. Buenos Aires: Losada, 1960

FERNANDES, Rogério. A Pedagogia portuguesa contemporânea. Lisboa: ICP/Biblioteca Breve, 2006

FERREIRA, António Aurélio da Costa. Algumas lições de Psicologia e Pedologia. Lisboa: Lumen, 1920.

FERREIRA, António Gomes. A criança e a pedologia no contexto da Primeira República em Portugal. In MOURÃO, Alda; GOMES, Ângela Castro (coord.), A experiência da Primeira República no Brasil e em Portugal. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, p. 299-316, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0862-4_12

FERREIRA, António Gomes. Higiene e controlo médico da infância e da escola. Cadernos CEDES, v.23, n.59, p.9-24, abril, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622003000100002

FERRIÈRE, Adolph Les écoles nouvelles et leur rôle dans la transformation de la pédagogie contemporaine. Bruxelles: Édition L’Institut National de Cinématographie Scientifique, 1955

FIGUEIRA, Manuel Henrique. Um roteiro da Educação Nova em Portugal. Lisboa: Livros Horizonte, 2004.

FONSECA, José Augusto Ferreira da. Estudos médico-sociais sobre proteção a menores anormais e delinquentes. Lisboa: Tipografia Reformatório Central de Lisboa, 1930.

GABLE, Shelly L. & HAIDT, Jonathan. What (and Why) is Positive Psychology? Review of General Psycholoy, 9(2), p. 103-110, 2005.

GERMÁN, José. Pasado, presente y porvenir de la psicotecnia. Revista Psicología Geral e Aplicada, Vol. X, nº 33-36, p. 829-881, 1955.

GOMES, Joaquim Ferreira. A. Faria de Vasconcelos. Revista Portuguesa de Pedagogia (Coimbra), XIV, p. 231-255, 1980.

GUICHOT-REINA, Virginia. Bases pedagógicas de la Escuela Nueva. In BÉRRIO, Julio Ruiz & CARMEN Sanchidrian (coord.), Historia y Perspectiva actual de la Educación Infantil. Barcelona: Graó, 2010, p. 179-20

LA GAZETA LITERARIA IBÉRICO AMERICANA. Editorial. Año II, nº 45 (Madrid), 1 de noviembre, p. 1-2, 1928.

MARQUES, José Henzler Ferreira. Faria de Vasconcelos – Obras Completas, Vol. I. (1900-1909) Lisboa: F.C.G., 1986.

MARQUES, José Henzler Ferreira. Faria de Vasconcelos – Obras Completas, Vol. III (1921-1925). Lisboa: F.C.G., 2006.

MARQUES, José Henzler Ferreira. Faria de Vasconcelos e as suas obras de Psicologia e de Ciências da Educação. Lisboa: Academia de Ciências de Lisboa, 2012.

MARTINS, Ernesto Candeias. Da experiência numa escola nova à educação com crianças ‘anormais’: Faria de Vasconcelos (1880-1939) no contexto do ensino especial. Acta Scientiarum. Education (Maringá-Brasil), v. 39, n. 2, p. 119-130, abril-junho, 2017. DOI: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i2.28676

MARTINS, Ernesto Candeias. O ideário científico-pedagógico do escolanovista Faria de Vasconcelos (1880-1939) em prol duma escola nova, inovadora e atual. EccoS Revista Científica, n.48 (jan/mar), p.363-383, 2019a. DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n48.5884

MARTINS, Ernesto Candeias (coord./org.). António Faria de Vasconcelos nos meandros do Movimento da Escola Nova: Pioneiro da Educação do Futuro. Castelo Branco: Edição Câmara Municipal de Castelo Branco /Várzea Rainha Impressores, 2019b (ISBN: 978-989-691-808-8).

PIMENTEL FILHO, Alberto. Pedologia: esboço de uma história natural da criança. 2 vol.s Lisboa: Guimarães & C. ª, 1929 (2.ª ed. de 1935).

PINELL, Patrice. L’invention de l’échelle métrique de l’intelligence. Actes de la Recherche en Sciences Sociales, 108, juin, p.19-35, 1995. DOI: https://doi.org/10.3406/arss.1995.3145

SANTOS, Alves. O crescimento da criança portuguesa: subsídios para a constituição duma pedologia nacional. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1917.

SANTOS, Alves. Educação Nova. As bases. O corpo da criança. Lisboa: Livrarias Aillaud e Bertrand, 1919.

VASCONCELOS, António Faria de. Lições de pedologia e pedagogia experimental. Lisboa: Antiga Casa Bertrand/José Bastos,1909 (2.ª ed. Lisboa: Livrarias Aillaud e Bertrand, 1923).

VASCONCELOS, António Faria de. Une école nouvelle en Belgique. Paris/Neuchâtel: Delachaux, & Niestlée et Librairie Fischabacher, 1915.

VASCONCELOS, António Faria de. Problemas Escolares. 1.ª série. Lisboa: Seara Nova, 1921a.

VASCONCELOS, António Faria de. As caraterísticas de educação contemporânea. Seara Nova (Lisboa), 15 de outubro, p. 17-18, 1921b.

VASCONCELOS, António Faria de. Contribuição para o estudo dos problemas relativos ao nível mental da população infantil de estabelecimentos especiais. Boletim do instituto de Orientação Profissional (Lisboa), 1.ª série, nº 2-3, p. 19-22, 1922.

VASCONCELOS, António Faria de. Lições de Psicologia Geral. Curso professado na Faculdade de Letras, Vol. 1. Lisboa: Livraria Editora Guimarães, 1925.

VASCONCELOS, António Faria de. O exame psicológico. Boletim do Instituto de Orientação Profissional (Lisboa), 1.ª série, 1, p. 51-65, 1928.

VASCONCELOS, António Faria de. Monographie de L’Institut de Reeducaction Mentale et Pedagogique. Lisboa: Imprensa Lucas & Ca, 1931.

VASCONCELOS, António Faria de. Uma Escola Nova em Bélgica (Prefácio de A. Ferrière, Pósfácio, Notas e tradução de Carlos Meireles Coelho). Aveiro: Universidade de Aveiro/Theoria, Poiesis e Práxis, Glocal e FCT, 2015 (ISBN: 978-972-789-454-3).

VELOSO, A.J. Barros (coord.). Médicos e Sociedade. Para uma História da Medicina em Portugal no século XX. 2ª ed. Lisboa: By The Book, 2017.

VYGOTSKY, Lev Semionovich. Pensamento e linguagem. Lisboa: Antídoto,1979.

WAGNON, Sylvain. Ovide Decroly, un pédagogue de l’Éducation nouvelle 1871-1932. Bruxelles: P.I.E. Peter Lang, 2013.