A primeira comunhão feminina entre dois lados do oceano (Brasil e Espanha): imagens arquivadas de educação e religião

Conteúdo do artigo principal

Pablo Álvarez Domínguez
Maria Celi Chaves Vasconcelos

Resumo

O estudo refere-se a arquivos que contêm imagens fotográficas femininas sobre o momento de realização da primeira comunhão, ritual ao qual as meninas estavam submetidas por suas famílias, como um dos cinco sacramentos principais da Igreja Católica. O objetivo central está em analisar os retratos produzidos expressamente para esse fim, o dia da primeira comunhão, com foco em aspectos como a postura, a indumentária, os objetos de cena, o mobiliário, a simbologia religiosa presente etc. De forma mais específica busca-se comparar imagens produzidas no Brasil e na Espanha, durante a primeira comunhão de meninas, na primeira metade do século XX, examinando-se as peculiaridades próprias de cada país. Os procedimentos metodológicos remetem a uma pesquisa qualitativa e histórico-documental que utiliza o método comparado de investigação. Entre os resultados obtidos consta-se a relação estreita entre a primeira comunhão com as práticas escolares, caracterizando-se como um momento ritualizado no contexto do próprio cronograma escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Domínguez, P. Álvarez ., & Vasconcelos, M. C. C. . (2021). A primeira comunhão feminina entre dois lados do oceano (Brasil e Espanha): imagens arquivadas de educação e religião. Cadernos De História Da Educação, 20(Contínua), e044. https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-44
Seção
Dossiê - Traços que deixam traços: arquivos pessoais no tempo presente
Biografia do Autor

Pablo Álvarez Domínguez, Universidad de Sevilla (Espanha)

https://orcid.org/0000-0003-0538-2565
http://lattes.cnpq.br/3047309926173426
pabloalvarez@us.es

Maria Celi Chaves Vasconcelos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Brasil)

http://orcid.org/0000-0002-3624-4854
http://lattes.cnpq.br/9511377122315447
maria2.celi@gmai.com

Referências

ALAMINO, Márcia de Carvalho Jimenez. Na casa de Marta e Maria: um estudo sobre o Colégio Notre Dame de Sion em Petrópolis. 2008. 206 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Teologia e Humanidades, Universidade Católica de Petrópolis, Petrópolis, 2008.

ÁLVAREZ, Pablo; REBOLLO, Mª. José; NÚÑEZ, Marina. El Museo Pedagógico de la Facultad de Ciencias de la Educación de la Universidad de Sevilla: una obra en tres actos. In: ÁLVAREZ, Pablo (Coord.). Los Museos Pedagógicos en España: entre la memoria y la creatividad. Gijón: TREA, Ediciones y Editorial Universidad de Sevilla (EUS), 2016, p.33-46.

BELELI, Iara. Sonhos de passarela. Revista Studium, Unicamp, Campinas, v.1, n.33, p.15-19 out. 2012.

BOURDIEU, Pierre; BOURDIEU, Marie-Claire. O camponês e a fotografia. Rev. Sociol. Polít., Curitiba, 26, p.31-39, jun. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-44782006000100004.

CÓDIGO DE DIREITO CANÔNICO DE 1917. Codex iuris canonici. Disponível em: http://catho.org/9.php?d=fn. Avesso 05. jun. 2020.

CÓDIGO DE DIREITO CANÓNICO DE 1983. Constituição Apostólica “SacraeDisciplinaeLeges” De Promulgação do Código de Direito Canónico (25.1.1983). Conferência Episcopal Portuguesa – Lisboa Editorial Apostolado da Oração – Braga. Disponível em: http://www.diocesedejiparana.org.br/downloads/codigo_de_direito_canonico_pdf.pdf. Acesso: 18 jun. 2020.

CONCÍLIO VATICANO I. MONTFORT Associação Cultural. Disponível em:
http://www.montfort.org.br/bra/documentos/concilios/vaticano1/. Acesso em: 10 jun. 2020.

CONCÍLIO VATICANO II. Documentos do Concílio Vaticano II. Disponível em: http://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/index_po.htm. Acesso em: 18 jul. 2020.

CUNHA, Maria Teresa Santos Cunha. (Des)Arquivar. Arquivos pessoais e ego-documentos no tempo presente. São Paulo: Florianópolis: Rafael Copetti Editor, 2019.

DEL POZO, Maria Del Mar; RABAZAS, Teresa. Imatges fotogràfiques i cultura escolar en el franquisme: una exploració de l'arxiuetnogràfic. Educació i història: Revista d'història de l'educació, Barcelona, n. 15, p.165-194. 2010.

DEL POZO, Maria Del Mar; RABAZAS, Teresa. Las imágenes fotográficas como fuente para el estudio de la cultura escolar: precisiones conceptuales y metodológicas. Revista de Ciencias de la Educación. Organo del Instituto Calasanz de Ciencias de la Educación, Madrid, n. 231-232, p.401-414,2012.

GRAZZIOTIN, Luciane Sgarbi Santos.; BASTOS, Maria Helena Câmara. To civilize for devotion: The cultural practice of holy cards in christian formation rituals (XXth century). History of Education & Children's Literature, v. 12, p.575-592, 2017.

GENNEP, Arnold Van. Os ritos de passagem. 2. ed., Trad. Mariano Ferreira. Petrópolis: Vozes, 2011.

JACQUES, Alice Rigoni. Matizes e laços que se cruzam ao badalo dos sinos do ensino religioso do curso primário do Colégio Farroupilha/POA-RS (1940-1970). In:Encontro Nacional de História Oral, 13, 2016, Porto Alegre. Anais... História Oral, Práticas Educacionais e Interdisciplinaridade. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de História Oral, 2016.

LEJEUNE, Philippe. Diários de garotas francesas no século XIX: constituição e transgressão de um gênero literário. Cadernos Pagu, Campinas, n. 8/9, p.99-114, 1997.

MAGUETA, Rita de Cássia de Matos. Salve o dia entre todos o mais belo: educação religiosa e fotografias de primeira comunhão na década de 1940 (Porto Alegre/RS). 229 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2015.

MANSK, Erli. A ritualização das passagens da vida: desafios para a prática litúrgica da Igreja. 347 f. Tese (Doutorado em Teologia) – Escola Superior de Teologia. São Leopoldo, 2009.

MIRALLES, Antonio. Los sacramentos cristianos. Curso de sacramentaria fundamental. Madrid: Ed. Palabra, 2000.

NAKAGOME, Patricia Trindade. Marinheiro, estrangeiro e viajante: a mudança do olhar em Marinheiro de primeira viagem. Revista Eutomia, Recife, v.13, n.1, p. 432-445, jul. 2014.

PEREIRA, José Carlos. Os ritos de passagem no catolicismo: cerimônias de inclusão e sociabilidade. Rio de Janeiro: Mauad X, 2012.

PINTASSILGO, Joaquim. A componente socializadora do currículo escolar Oitocentista. Repositório da Universidade de Lisboa Comunidades & Colecções Faculdade de Ciências (FC). O particular e o global no virar do milénio. Cruzar saberes em educação, p.549-557, 2002.

REZNICK, Luís; GONÇALVES, Márcia de Almeida. História e fotografia: uma pedagogia do olhar. Revista Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 3, p.77-85, jan./jul. 2003.

RIBEIRO, Ari Luís do Vale. A revelação nos Concílios de Trento e Vaticano. Revista Teocomunicação. Porto Alegre, v. 36, n. 151, p. 55-74, Mar. 2006.

RICO, José.Los sacramentos de la iniciación cristiana: introducción teológica a los sacramentos del Bautismo, Confirmación y Eucaristía. Colección Manuales Teología Sistemática. Toledo: Instituto Teológico San Ildefonso, 2006.

SCHOLL, Raphael Castanheira; GRIMALDI, Lucas Costa. Lembrança em preto e branco: imagens de primeira comunhão (1958-1969). In: BASTOS, Maria Helena Camara; JACQUES, Alice Rigoni; ALMEIDA, Dóris Bittencourt. Do Deutscher Hilfsverein ao Colégio Farroupilha/RS: memórias e histórias (1858-2008). Porto Alegre: EDIPUCRS, 2013.

VASCONCELOS, Maria Celi Chaves. O quanto da vida cabe em uma «caixa de lembranças»? Fotografias e egodocumentos de uma trajetória de formação. In: GONZÁLEZ, Sara; MEDA, Juri; MONTILLA, Xavier; POMANTE, Luigiaurelio (Org.). La práctica educativa, historia, memoria y patrimonio. 1ed. Salamanca, España: FahrenHouse, 2018, v.1, p.1011-1021.