Traços que deixam traços: arquivos pessoais no tempo presente

Conteúdo do artigo principal

Maria Teresa Santos Cunha
Doris Bittencourt Almeida

Resumo

Este Dossiê Temático reúne e problematiza a tarefa de organização, preservação e, concomitantemente, da utilização dos materiais de arquivos pessoais levadas a termo, pelos pesquisadores/historiadores da área, tanto por instituições custodiadoras nacionais e/ou internacionais como por pessoas comuns. As pesquisas identificam-se com os pressupostos teóricos da História do Tempo Presente ao considerar os arquivos pessoais nos diferentes estratos de tempo que os compõem e por analisar os documentos/acontecimentos que registram como testemunhos, em temporalidades distintas. Os arquivos pessoais guardam materiais e documentos em variados suportes que comportam traços sobre a história do indivíduo e, ao mesmo tempo, das redes em que se inscreve, ou seja, permitem identificar outros atores sociais e as inter-relações estabelecidas no fazer-se desses sujeitos. Sua importância se configura como um modo privilegiado de acesso a vestígios e traços de sensibilidades, de encenação de atos rituais, de reconhecimento de diferentes práticas de sociabilidades geracionais dadas a ver através de uma produção discursiva de um determinado tempo e lugar. Por fim, reforça-se a relevância desses documentos/materiais produzidos no âmbito privado que, se recolhidos, organizados e socializados podem ampliar o horizonte de possibilidades em torno desses arquivos ao se constituírem como documentos/fontes para a pesquisa no campo do Patrimônio Histórico-Educativo, da História da Educação e da própria História no Tempo Presente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Cunha, M. T. S. ., & Almeida, D. B. . (2021). Traços que deixam traços: arquivos pessoais no tempo presente. Cadernos De História Da Educação, 20(Contínua), e042. https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-42
Seção
Dossiê - Traços que deixam traços: arquivos pessoais no tempo presente
Biografia do Autor

Maria Teresa Santos Cunha, Universidade do Estado de Santa Catarina (Brasil)

http://orcid.org/0000-0001-6200-6713
http://lattes.cnpq.br/1895532605964830
mariatsc@gmail.com

Doris Bittencourt Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil)

http://orcid.org/0000-0002-4817-0717
http://lattes.cnpq.br/5715085520250456
almeida.doris@gmail.com