A educação do corpo no Grupo Escolar João Alcântara em Porteirinha/MG e sua interface com o projeto católico

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Wilney Fernando Silva
https://orcid.org/0000-0003-4563-5045
Armindo Quillicci Neto
https://orcid.org/0000-0003-2553-4693

Resumo

A proposta deste artigo é investigar a influência da Igreja Católica nas práticas corporais do Grupo Escolar João Alcântara, em Porteirinha/MG, entre 1930 a 1945. Para a Igreja, a educação foi uma poderosa estratégia no que diz respeito à expansão e à manutenção da sua hegemonia, e, por meio da sua doutrina, ela propôs a educação corporal de crianças, jovens e mulheres para que pudessem somar forças à religião. Para a constituição dessa tarefa, foi realizada a análise de fontes documentais em livros de reuniões de professores, recortes de jornais, fotografias, livros do tombo de diversas paróquias e legislação educacional. Como resultado, pode-se afirmar que a educação do corpo dava suporte à educação da mente e da moral. Com isso, o esporte passou a ser um aliado interessante para uma proposta de um Estado e de uma Igreja que se diziam, dentro dos seus domínios, unitários, fortes e fundamentais.

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Como Citar
Silva, W. F., & Quillicci Neto, A. (2020). A educação do corpo no Grupo Escolar João Alcântara em Porteirinha/MG e sua interface com o projeto católico. Cadernos De História Da Educação, 20(Contínua), e019. https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-19
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Wilney Fernando Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (Brasil)

https://orcid.org/0000-0003-4563-5045
http://lattes.cnpq.br/8105256021153519
wilneyfernando@yahoo.com.br

Armindo Quillicci Neto, Universidade Federal de Uberlândia (Brasil)

https://orcid.org/0000-0003-2553-4693
http://lattes.cnpq.br/6897277608755605
armindo@ufu.br

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