Divertimentos e educação do corpo no protestantismo de Benjamin Franklin (1682 -1791)

Conteúdo do artigo principal

Narayana Astra Van Amstel
Evelise Amgarten Quitzau
Marcelo Moraes e Silva

Resumo

O artigo tem como objetivo compreender os elementos que caracterizaram a postura do protestantismo norte-americano em relação aos divertimentos e à educação do corpo. Apesar de existirem muitas obras sobre Benjamin Franklin poucas exploraram a relação das suas contribuições com uma prescrição sobre os divertimentos e educação do corpo. As fontes utilizadas foram legislações da Pensilvânia e os escritos de Franklin. As análises evidenciam que, se por um lado as leis constituíam um quadro de condenação da ociosidade e dos divertimentos, por outro, os escritos trazem observações favoráveis a atividades como o xadrez e práticas físicas, justificando estes divertimentos a partir de uma moral utilitarista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Van Amstel, N. A. ., Quitzau, E. A. ., & Moraes e Silva, M. (2020). Divertimentos e educação do corpo no protestantismo de Benjamin Franklin (1682 -1791). Cadernos De História Da Educação, 20(Contínua), e015. https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-15
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Narayana Astra Van Amstel, Universidade Federal do Paraná (Brasil)

http://orcid.org/0000-0002-8707-2423
http://lattes.cnpq.br/8205771844342227
narayana.astra@gmail.com

Evelise Amgarten Quitzau, Universidad de la Republica Uruguay (Uruguai)

http://orcid.org/0000-0001-9789-6488
http://lattes.cnpq.br/2702602895497887
eveliseaq@yahoo.com.br

Marcelo Moraes e Silva, Universidade Federal do Paraná (Brasil)

http://orcid.org/0000-0001-6640-7952
http://lattes.cnpq.br/4996091053878759
marcelomoraes@ufpr.br

Referências

AMSTEL, Narayana Astra van; MARCHI JÚNIOR, Wanderley; SONODA-NUNES, Ricardo João; MORAES E SILVA, Marcelo. Divertimentos e a busca pelo controle: moderação protestante nas colônias norte-americanas (1633-1682). FairPlay – Revista de Filosofia, Ética y Derecho del Deporte, n.15, 2019b.

AQUINO, Felipe. História da Igreja: Idade média. Cleofás: Lorena 2013.

DULLES, Foster Rhea. A history of recreation: Americans learn to play. New York: Appleton-Century-Crofts, 1965.

ELIAS, Norbert; DUNNING, Eric. A busca da excitação: desporto e lazer no processo civilizacional. Lisboa: Difel, 1992.

ELIAS, Norbert. A sociedade de corte – investigação sobre a sociologia da realeza e da aristocracia de corte. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

FURTADO, Heitor Luiz; QUITZAU, Evelise Amgarten; MORAES E SILVA, Marcelo. Blumenau e seus imigrantes: apontamentos acerca da emergência de uma cultura física (1850-1899). Movimento, v.24, n.2, p.665-676, 2018. https://doi.org/10.22456/1982-8918.81849

FRANKLIN, Benjamin. Poor Richard’s Almanck. 1732.

FRANKLIN, Benjamin. Proposals Relating to the Education of Youth in Pennsylvania. 1749.

FRANKLIN, Benjamin. Dialogue between Franklin and the gout. 1780.

FRANKLIN, Benjamin. On the Morals of chess. 1786.

FRANKLIN, Benjamin. The autobiography of Benjamin Franklin. 1791.

FRANKLIN, Benjamin. The works of Benjamin Franklin: containing several political and historical tracts not included in any former edition. 1844.

GEMS, Gerald; BORISH, Linda; PFISTER, Gertrud. Sports in American History: From Colonization to Globalization. Champagnie: Human Kinetics, 2017.

GUTTMANN, Allen. From ritual to record. New York: Columbia University Press, 2004.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. São Paulo: Perspectiva, 2000.

ISAACSON, Walter. Benjamin Franklin: Uma vida americana. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

JABLE, Thomas. Pennsylvania's early Blue Laws: a Quaker experiment in the suppression of sport and amusements, 1682-1740. Journal of Sport History, v.1, n.2, p.107-121, 1974.

KARNAL, Leandro. História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI. São Paulo: Editora Contexto, 2007.

KIRK, David. Physical culture, physical education and relational analysis. Sport, Education and Society, v.4, n.1, p.63-73, 1999. https://doi.org/10.1080/1357332990040105

MORAES E SILVA, Marcelo; QUITZAU, Evelise Amgarten. A cultura física na cidade de Curitiba: a emergência de uma pedagogia corporal (1899-1909). Revista Ciencias Sociales, v.27, n.40, 2018.

MORAES E SILVA, Marcelo; QUITZAU, Evelise Amgarten; SOARES, Carmen Lucia. Práticas educativas e de divertimento junto à natureza: a cultura física em Curitiba (1886-1914). Educação em Pesquisa, v.44, e178293, 2018. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-4634201844178293

MORGAN, Edmund S. Puritan hostility to the theatre. Proceedings of the American Philosophical Society, v.110, n.5, p.340-347, 1966.

OVERMAN, Steven. The protestant ethic and the spirit of sport: How calvinism and capitalism shaped America's games. Macon: Mercer University Press, 2011.

PENSILVÂNIA. Great body of Law. 1682. Disponível em: http://www.phmc.state.pa.us/portal/communities/documents/1681-1776/great-law.html.

QUELLIER, Florent. Gula: história de um pecado capital. São Paulo: Editora Senac, 2011.

REGGIANI, Andrés Horacio. Cultura física, performance atlética e higiene de la nación. El surgimiento de la medicina deportiva en Argentina (1930-1940). Historia Crítica, n.61, p.65-84, 2016. http://dx.doi.org/10.7440/histcrit61.2016.04

ROBERTS, William Clifford. Benjamin Franklin's Poor Richard's Almanack and its maxims on physicians, medicine and nutrition. American Journal of Cardiology, v.68, n.6, p.703-706, 1991. https://doi.org/10.1016/0002-9149(91)90376-V

SANDEL, Michael. Justiça: o que é fazer a coisa certa. São Paulo: Editora José Olympio, 2015.

SCHARAGRODSKY, Pablo. Introducción. In: SCHARAGRODSKY, Pablo (Org.). Miradas médicas sobre la ‘cultura física’ en Argentina (1880-1970). Buenos Aires: Prometeo, 2014. p.9-12.

SCHARAGRODSKY, Pablo. Girls, women and physical activity in Argentina: past and present. The International Council of Sport Science and Physical Education (ICSSPE). Bulletin. Journal of Sport Science and Physical Education, Berlin. n.72, p.29-36, jun. 2017.

SCRUTON, Roger. The Palgrave Macmillan dictionary of political thought. London: The Macmillan Press, 2007.

SOARES, Carmen Lucia. Educação do corpo. In. GONZÁLEZ, Fernando Jaime; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. Dicionário Crítico de Educação Física. Ijuí: Unijuí, 2014, p.219-225.

SOUZA, Rodrigo Augusto de. A filosofia de John Dewey e a epistemologia pragmatista. Redescrições, v.2, n.1, 2010.

STRUNA, Nancy. Sport and society in early America. The International Journal of the History of Sport, v.5, n.3, p.292-311, 1988. DOI: https://doi.org/10.1080/09523368808713664

THE ONLINE GUIDE TO TRADITIONAL GAMES. Shove Ha'penny: History and Useful Information. 2019. Disponível em: https://www.tradgames.org.uk/games/ShoveHaPenny.htm

VARTANIAN, Aram. From deist to atheist: Diderot's philosophical orientation 1746-1749. Diderot Studies, p.46-63, 1949.

VIGARELLO, Georges. Exercitar-se, jogar. In: VIGARELLO, Georges; CORBIN, Alain; CORTINE, Jean-Jacques. História do corpo 1 – Da Renascença às Luzes. Petrópolis: Vozes, 2008. p.303-399.

WATSON, Nick; WEIR, Stuart; FRIEND, Stephen. The development of muscular Christianity in Victorian Britain and beyond. Journal of Religion and Society, v.7, 2005.

WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

WORLD CHESS HALL OF FAME. Benjamin Franklin. 2018. Disponível em: https://worldchesshof.org/hof-inductee/benjamin-Franklin.