A revista Movimento da UNE como objeto e fonte para a História da Educação brasileira

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Carla Michele Ramos Torres
Maria Isabel Moura Nascimento

Resumo

Esse artigo tem como objetivo analisar a revista Movimento da União Nacional dos Estudantes, especificamente suas publicações entre os anos de 1962 e 1963, com o intuito de apresentar as suas potencialidades de estudo, enquanto objeto e fonte, para as pesquisas em história da educação brasileira. Empregamos a metodologia da análise documental e partimos do pressuposto de que o objeto de investigação histórica deve ser compreendido na sua totalidade, ou seja, a partir das várias dimensões da realidade humana. O periódico Movimento, produzido por uma entidade política-representativa estudantil, propôs ser um canal de disseminação das ideias progressistas que fundamentaram um projeto nacionalista e desenvolvimentista para o Brasil nos anos iniciais da década de 1960 e, por essas características, o impresso passa a ser uma referência significativa aos pesquisadores da área educacional.

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Como Citar
Torres, C. M. R. ., & Nascimento, M. I. M. . (2020). A revista Movimento da UNE como objeto e fonte para a História da Educação brasileira. Cadernos De História Da Educação, 20(Contínua), e004. https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-4
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Carla Michele Ramos Torres, Instituto Federal do Paraná (Brasil)

https://orcid.org/0000-0001-7670-0909
http://lattes.cnpq.br/5294956760935866
carla.ramos@ifpr.edu.br


Maria Isabel Moura Nascimento, Universidade Estadual de Ponta Grossa (Brasil)

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq
https://orcid.org/0000-0001-6243-9973
http://lattes.cnpq.br/9271546918567505
misabelnasc@gmail.com

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