Uma formação intelectual e social convenientes [...]: formação de professores rurais (Brasil, 1942-1963)

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Nilce Vieira Campos Ferreira
http://orcid.org/0000-0002-9165-0011
Sandra Cristina Fagundes de Lima
https://orcid.org/0000-0001-7191-7914

Resumo

No período de 1942 a 1963, com incentivo e apoio do governo federal brasileiro, houve significativa expansão de cursos de formação de professores rurais. Tais cursos deveriam ser ministrados nas Escolas Rurais ou Escolas Regionais Brasileiras. O objetivo deste artigo é compreender se, organizados sob a égide de uma formação específica para o magistério rural, esses cursos, no período em questão, organizaram a formação das normalistas em consonância com a realidade na qual se inseria a população rural. Os questionamentos que nos motivam são: como foram propostos os cursos normais rurais no Brasil e quais eram os modelos educativos para a formação de professores rurais? O que definia um curso normal rural, o meio no qual ele se localizava ou os conteúdos ministrados? Compõem fontes desse estudo: anais da VIII Conferência Nacional da Educação (Goiânia, 1942) e artigos publicados nas revistas da Campanha Nacional de Educação Rural (CNER) e na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP). A análise da trajetória dos Cursos Normais Rurais na perspectiva da ação do Estado e da política educacional destinada à formação dos professores das escolas rurais permitiu concluir que, embora em tais cursos estivesse subjacente a proposta de uma formação específica para a atuação no meio rural e, portanto, uma concepção didático-pedagógica e uma organização administrativa diferentes daquelas vigentes nas escolas normais urbanas, na prática, nos Cursos Normais Rurais prevaleciam concepções formativas voltadas para a escola única.

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Como Citar
Ferreira, N. V. C. ., & Lima, S. C. F. de . (2020). Uma formação intelectual e social convenientes [.]: formação de professores rurais (Brasil, 1942-1963) . Cadernos De História Da Educação, 19(3), 942–960. https://doi.org/10.14393/che-v19n3-2020-17
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Nilce Vieira Campos Ferreira, Universidade Federal de Mato Grosso (Brasil)

http://orcid.org/0000-0002-9165-0011
http://lattes.cnpq.br/3948893613479712
nilcevieiraufmt@gmail.com

Sandra Cristina Fagundes de Lima, Universidade Federal de Uberlândia (Brasil)

https://orcid.org/0000-0001-7191-7914
http://lattes.cnpq.br/7347582428774239
sandralimaufu@gmail.com

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