As reformas educacionais na década de 1920 no Brasil e as políticas de formação de professores primários

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Sueli Menezes Pereira

Resumo

O texto trata das reformas educacionais dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul na década de 1920, tendo como foco as políticas de formação de professores primários no Brasil. Resultado de uma pesquisa histórica de caráter teórico-documental, tendo na legislação a fonte primária de análise, este trabalho tem por objetivo evidenciar os interesses mascarados do capital nas políticas de formação de professores primários na época. Os resultados evidenciam o conflito entre o novo e o existente, onde aí se identifica o foco de reflexão que nos permite compreender, nas questões educacionais, o papel do professor primário, a partir das tensões que se inserem na sua formação em nossa realidade.

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Como Citar
Pereira, S. M. . (2020). As reformas educacionais na década de 1920 no Brasil e as políticas de formação de professores primários. Cadernos De História Da Educação, 19(1), 271–292. https://doi.org/10.14393/che-v19n1-2020-16
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Sueli Menezes Pereira, Universidade Federal de Santa Maria (Brasil)

http://orcid.org/0000-0003-0831-7494
http://lattes.cnpq.br/3883536502592508
sueli.ufsm@gmail.com

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