História da Educação e pesquisas sobre instituições escolares: um balanço da produção nas universidades paranaenses (2008-2016)

Conteúdo do artigo principal

Francielle Aparecida Garuti Andrade
Cézar de Alencar Arnaut de Toledo

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a produção de teses e dissertações defendidas nas universidades paranaenses, no período de 2008 a 2016, que discutem a história de instituições escolares como temática no interior do campo da História da Educação. Para tal, faz-se um inventário desses trabalhos, constando: título, nome do autor, ano da defesa e a instituição. O mapeamento e o questionamento da produção, no seu todo ou em temáticas, é uma atividade fundamental para que seja avaliada a qualidade e o sentido do trabalho realizado e serve para delinear os percursos futuros da pesquisa na área. Os balanços da produção acadêmica remetem para a questão da identidade de uma área, por isso, é um importante exercício para todos os campos de pesquisa. A realização deste estudo permitiu constatar que, embora na esfera nacional, especialmente em eventos especializados na área, haja uma profusão de pesquisas sobre o tema, no Paraná, a incidência desses estudos é bem menor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Andrade, F. A. G. ., & Toledo, C. de A. A. de . (2020). História da Educação e pesquisas sobre instituições escolares: um balanço da produção nas universidades paranaenses (2008-2016). Cadernos De História Da Educação, 19(1), 214–229. https://doi.org/10.14393/che-v19n1-2020-13
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Francielle Aparecida Garuti Andrade, Universidade Estadual de Maringá (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-7376-0356
http://lattes.cnpq.br/9821201632314062
garutiandrade@gmail.com

Cézar de Alencar Arnaut de Toledo, Universidade Estadual de Maringá (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-7813-7950
http://lattes.cnpq.br/2085468611285004
caatoledo@uem.com

Referências

GARUTI DE ANDRADE, Francielle Aparecida. O Colégio Marista no contexto da urbanização de Cascavel (1962-1989). 2016. 386 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Maringá, 2016. https://doi.org/10.24824/978854440940.4

GATTI JR., Décio. História das instituições educacionais: inovações paradigmáticas e temáticas. In: ARAÚJO, José Carlos Souza; GATTI JUNIOR, Décio. (Org.). Novos temas da educação: instituições escolares e educação na imprensa. Campinas: Autores Associados; Uberlândia: EDUFU, 2002. p. 3-24.

GATTI JR., Décio. História e historiografia das instituições escolares: percursos de pesquisa e questões teórico-metodológicas. Revista Educação em Questão, Natal, v. 28, n. 14, p. 172-191, jan./jun. 2007.

LOPES, Eliane Marta Teixeira; GALVÃO, A. M. O. História da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

MAGALHÃES, Justino Pereira de. Breve apontamento para a história das Instituições Educativas. In: SANFELICE, José Luiz; SAVIANI, Dermeval; LOMBARDI, José Claudinei (Org.) História da Educação: perspectivas para um intercâmbio internacional. Campinas, SP: Autores Associados/HISTEDBR, 1999a. https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639738

MAGALHÃES, Justino Pereira de. Contributo para a História das Instituições Educativas: Entre a Memória e o Arquivo. Braga, Universidade do Minho, 1999b.

MAGALHÃES, Justino Pereira de. Da cadeira ao banco: escola e modernização (séculos XVIII-XX). Lisboa: EDUCA, 2010. https://doi.org/10.17979/srgphe.2015.18-19.0.4072

MAGALHÃES, Justino Pereira de. O ensino da História da Educação. In: Carvalho, Marta Maria Chagas de. GATTI JÚNIOR, Décio (Org.). O Ensino de História da Educação. Vitória: Sociedade Brasileira de História da Educação; Universidade Federal do Espírito Santo, 2011. p. 175-210. https://doi.org/10.4322/rbhe.2013.021

MAGALHÃES, Justino Pereira de. Tecendo Nexos: história das instituições educativas. Bragança Paulista: EDUSF, 2004.

MAGALHÃES, Justino Pereira de. Um apontamento metodológico sobre a história das instituições educativas. In: SOUSA, Cynthia Pereira de; CATANI, Denice Bárbara. (Org.). Práticas educativas, culturas escolares, profissão docente. São Paulo: Escrituras Editora, 1998.

NOSELA, Paolo; BUFFA, Ester. As pesquisas sobre instituições escolares: balanço crítico. II colóquio sobre Pesquisa de Instituições Escolares. Anais... Campinas: UNICAMP; São Paulo: UNINOVE, 2007. https://doi.org/10.5585/eccos.v7i2.421

Ó, Jorge Ramos do. Métodos e processos na escrita científica da História da Educação em Portugal: um olhar sobre 44 teses de doutoramento aparecidas entre 1990-2004. In PINTASSILGO, Joaquim; ALVES, L. A.; CORREIA, L.; & FELGUEIRAS, M. L. A história da educação em Portugal. Balanço e perspectivas. Porto: ASA, 2007, p. 35-72. https://doi.org/10.14393/che-v16n1-2017-5

PETITAT, André. Produção da escola, produção da sociedade: análise sócio-histórica de alguns momentos decisivos da evolução escolar do ocidente. Porto Alegre: Artes, 1994.

PINTASSILGO, Joaquim; BEATO, Carlos. Balanço da produção portuguesa recente: o exemplo das teses de doutoramento (2009-2013). Lisboa: 2014. https://doi.org/10.14393/che-v16n1-2017-5

RUCKSTADTER, Flávio Massami Martins, RUCKSTADTER, Vanessa Campos Mariano. Fontes para a história das instituições escolares no norte pioneiro do Paraná: reflexões sobre um itinerário de pesquisa. Revista Educere et Educare. UNIOESTE Vol.10 nº 19 jan./jun.2015. p. 109 -117. https://doi.org/10.20396/rho.v18i2.8652349

SAVIANI, D. et alii. Sociedade Brasileira de História da Educação: constituição, organização e realizações. Revista Brasileira de História da Educação, v. 11, n. 3 (27), p. 13-45, set./dez. 2011. https://doi.org/10.4025/rbhe.v19.2019.e071

SAVIANI, Dermeval. Aberturas para a história da educação: do debate teórico-metodológico no campo da história ao debate sobre a construção do sistema nacional de educação no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2013b. https://doi.org/10.1590/s0101-73302000000400017

SAVIANI, Dermeval. Instituições escolares no Brasil: conceito e reconstrução histórica. In: In: NASCIMENTO, Maria Isabel Moura: SANDANO, Wilson; LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Dermeval (Org.). Campinas: Autores Associados, 2007. p. 3-30. https://doi.org/10.1590/s1981-77462009000100012

SAVIANI, Dermeval. Reflexões sobre o ensino e a pesquisa em história da educação. In: GATTI JUNIOR, Décio; INÀCIO FILHO, Geraldo (Org.). História da Educação em perspectiva: ensino, pesquisa, produção e novas investigações. Campinas: Autores Associados; Uberlândia: EDUFU, 2005. p. 07-31. https://doi.org/10.14393/edufu-978-85-707885-7496-124-8

SAVIANI, Dermeval. Instituições de memória e organização de acervos para a história das instituições escolares. In: SILVA, João Carlos da; ORSO, Paulino José; CASTANHA, André Paulo; MAGALHÃES, Lívia Diana Rocha (Org.). História da educação: arquivos, instituições escolares e memória histórica. Campinas: Alínea, 2013a. p.13-31. https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640454

WARDE, Mirian Jorge. Questões Teóricas e de Método: A história da Educação nos Marcos de Uma História das Disciplinas. In. SAVIANI, Dermeval; LOMBARDI, José Claudinei; SANFELICE, José Luiz (Org.). História e Historiografia da Educação: o debate teórico-metodológico atual. 3 ed. Campinas: Autores Associados - HISTEDBR, 2006. https://doi.org/10.1590/s1413-24782000000200018