O espaço e a história da educação em Minas Gerais: uma análise a partir de Campanha da Princesa, no século XIX

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Marcus Vinícius Fonseca
Vanessa Souza Batista

Resumo

Este artigo tem como objetivo tratar da educação em Campanha da Princesa, cidade mais importante da região Sul de Minas Gerais, no Século XIX. Para tratar da educação em Campanha procuramos situá-la no processo de mudança do eixo social e político da capitania de Minas, que ocorreu a partir de um intenso desenvolvimento da comarca do Rio das Mortes, no final do século XVIII. Destacamos Campanha como elemento central desse processo e da construção de uma identidade territorial que deu origem à ideia do Sul de Minas como uma região específica. Apresentamos algumas particularidades da educação e do público que se encontrava em suas escolas destacando sua especificidade, sobretudo quando comparado com outras regiões de Minas Gerais. Assim, procuramos apontar alguns elementos que sinalizam para a importância de se considerar as especificidades regionais nas análises produzidas pela história da educação de Minas Gerais.

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Como Citar
Fonseca, M. V. ., & Batista, V. S. . (2019). O espaço e a história da educação em Minas Gerais: uma análise a partir de Campanha da Princesa, no século XIX. Cadernos De História Da Educação, 18(3), 749–766. https://doi.org/10.14393/che-v18n3-2019-10
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Marcus Vinícius Fonseca, Universidade Federal de Ouro Preto (Brasil)

Beneficiário do Programa Pesquisador Mineiro da Fapemig
http://orcid.org/0000-0003-0127-5009
http://lattes.cnpq.br/2292740924965797
mvfonseca2@yahoo.com.br

 

Vanessa Souza Batista, Universidade Federal de Ouro Preto (Brasil)

http://orcid.org/0000-0002-7073-2173
http://lattes.cnpq.br/7011647776785615
vsouzabatista@gmail.com

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